Quantos anos tem Paulo Freire?
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16172Palavras-chave:
Paulo Freire; tempo; idade; Mia CoutoResumo
O sentido principal deste texto é problematizar a relação entre o tempo da infância e o tempo adulto das instituições educativas. Para isso, consideramos uma palestra de Paulo Freire na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no dia 2 de junho de 1988 intitulada “Direitos Humanos e educação libertadora”. O texto está composto de uma introdução, duas seções e as considerações finais. Na seção “Uma educação menina em direitos humanos” oferecemos as principais ideias apresentadas nessa intervenção pelo Patrono da Educação Brasileira e nos detemos numa referência que nos ajuda a pensar, numa segunda seção intitulada “A educação e o tempo da infância: quantas idades cabem numa idade?”, a relação entre a educação e o tempo das idades ou os diferentes tempo que cabem numa idade. Finalmente, nas “Considerações Finais” nos ocupamos da pergunta que dá o título ao presente trabalho: “Quantos anos tem Paulo Freire?” a partir de uma interlocução com ideias do poeta moçambicano Mia Couto.
Referências
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras intervenções. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FREIRE, Ana Maria Araújo. “Foreword”. In: WILSON, Tom; PARK, Peter; COLÓN-MUÑIZ, Anaida (eds.). Memories of Paulo. Rotterdam: Sense, 2010, p. xix-xxix
FREIRE, Paulo. Resgate. Encontro com Paulo Freire. Campinas: TV UNICAMP, 1985. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5yRyAXPXHmA&ab_channel=TVUnicamp. Acesso em: 24 jul. 2021).
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização e apresentação de Ana Maria Araújo Freire São Paulo: UNESP, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE; Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. (1982). Sobre educação: diálogos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. We made the road by walking. Philadelphia: Temple University Press, 1990 [O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Organizado por Brenda Bell, John Gaventa e John Peters. Tradução de Vera Josceline. Notas de Ana Maria Araújo Freire. 1. reimp. Petrópolis: Vozes, 2018].
KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: ______. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p. 51-68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons