Do verbo lutar à justa raiva: práticas mambembes, o esperançar e o inédito viável como pedagogia do possível em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s16190Palavras-chave:
Justa raiva. Esperançar. Práticas Mambembes. Retalhos de Experiências. Pedagogia do Possível.Resumo
Neste centenário de Paulo Freire e 105 anos de Elza Freire, pensamos o quão importante é trazer e mostrar seu Esperançar em nossas ações para, com e pela Educação Popular. Assim, trazemos nossas narrativas por meio de Retalhos de Experiências em tempos de caos pandêmico, em forma de prosa, tomando um Cafeto com o nosso mais-velho. Nos acompanham nessa roda Elza, Nita, Bell Hooks e todxs aquelxs que participam dessa nossa Pedagogia do Possível, onde o mambembe, o inédito viável e a justa raiva se concretizam em cada desafio que nos é apresentado, em prol de nossa utopia de fazer e lutar por um outro mundo possível. Pegue sua xícara e tome assento, que já, já eu passo outro cafetinho quentinho pra nós!
Referências
FREIRE, Nita. Palavra Aberta - O legado da obra de Paulo Freire para a educação global contra-hegemônica. Educação em Revista Belo Horizonte. Dossiê – Paulo Freire: O Legado Global. v.35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ZspHkgFNJKzKK6qP3NRbzJw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 173p.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
MACHEL, Samora Moisés. Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. FRELIMO – Imprensa Nacional – República Popular de Moçambique. Maputo,1979.
REGO, Noelia. Rodrigues Pereira. Subalternizadxs-Mambembes-Insurgentes: Práticas-Investigativas-Transformadoras e a Educação Popular como perspectivas de Trans-form-AÇÃO. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons