Professoras em formação: uma abordagem bakhtiniana
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s16548Palavras-chave:
Formação de professoras. Filosofia da Linguagem. Estudos bakhtinianos.Resumo
O ato responsável, proposição bakhtiniana para pensar uma outra ética, em confronto com a hegemônica, que tem base no dever abstrato, é o lugar central da vida, onde um centro de valor humano, ou seja, um humano eticamente posicionado, inclui em si necessariamente um outro. Essa ética, construída a partir de um olhar enviesado para arte, busca uma imagem de humano que não é una e última, mas ideológica, repleta de valores contraditórios, em disputa permanente, aberta, propensa ao futuro e tensamente transformadora das condições concretas que, no presente, configuram a vida. Bakhtin realizou estudo que buscou, na literatura, imagens que afigurassem abertura, inacabamento e dialogicidade no humano e no mundo. Nos romances de educação, ele encontrou sentidos axiológicos sobre formação, e os analisou nos aspectos do tempo, espaço e valor. Em pesquisa realizada no ano de 2019, durante a realização do curso de extensão FormAção em diálogo – pedagogias críticas a partir das práticas, organizado pelo grupo de Estudos Bakhtinianos ATOS-UFF, dialogamos com professoras e professores da educação básica sobre os sentidos filosóficos da formação e como as palavras que a designam revelam as forças ideológicas em disputa. Neste artigo, aproximamos os aportes do Círculo bakhtiniano da formação humana e da formação inicial da professora dos anos iniciais da educação básica, e trazemos uma proposta filosófica que pretende alargar as bases em que as práticas formativas são construídas.
Referências
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tr. Yara Frateschi. 4. ed. São Paulo: Edunb; Hucitec, 1999.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tr. Paulo Bezerra, 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tr. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tr. Aurora F. Bernardini et alii. 5. ed. São Paulo: Annablume Editora; Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. Sobre Maiakóvski. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2016.
BAKHTIN, M. Teoria do romance III. O romance como gênero literário. São Paulo: Editora 34, 2019.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. Tr. Sérgio Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 – (Obras escolhidas v. 1).
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tr. Ekaterina Volkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons