CARTOGRAFIA VIRAL E HASHTAGS: COMO UM #MAPA PODE GANHAR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS?

CARTOGRAFIA VIRAL E HASHTAGS: COMO UM #MAPA PODE GANHAR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v20i1.15879

Resumo


Os objetivos deste artigo são (i) avaliar o engajamento da página Cartografia Viral no Instagram após o início do uso de hashtags; e (ii) avaliar o engajamento social das postagens de acordo com 15 hashtags; e (iii) analisar as publicações de destaque destas 15 hashtags. Foram utilizados dados obtidos em comentários, curtidas e métricas disponíveis na mídia social Instagram. Os resultados indicam que o uso das hashtags representaram um aumento no número de contas alcançadas, impressões e seguidores. A posição de destaque das hashtags são marcadas por dois processos opostos: efemeridade das postagens e a cristalização de conteúdos de páginas com grande número de seguidores. Quanto ao conteúdo dos mapas, verificamos que três deles apresentaram erros espaciais e de dados, além da ausência de elementos fundamentais. Portanto, o estudo abre caminhos para novas discussões e coloca em voga um tema ainda pouco debatido na Cartografia acadêmica.

Biografia do Autor

CARINA PETSCH, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES, desenvolvendo seu projeto na Universidade Friedrich Alexander (FAU), na área de Sensoriamento Remoto. Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, lecionando nas disciplinas de Cartografia Geral e Geografia do Brasil para o curso de Geografia,no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

NATÁLIA LAMPERT BATISTA, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra, Doutora e Pós-doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015, 2019 e 2020). Atualmente é Professora Adjunta de Geografia no Departamento de Geociências da UFSM. É membro do Núcleo Editorial da Revista Geografia: Ensino & Pesquisa (REGEP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação e Território (GPET) e do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEPA). Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; e Geografia Cultural.

ANA PAULA KIEFER, UFSM

Completou o ensino fundamental no ano de 2015 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini e ensino médio na Escola Estadual de Educação Básica Dom Érico Ferrari no ano de 2018. Atualmente, é aluna do curso de Técnico em Geoprocessamento do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e também do curso técnico em Meio Ambiente (EAD) pelo Instituto Federal Farroupilha, é graduanda do curso de geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Participa como bolsista Fipe-CCNE com o tema Avaliação Temporal dos Processos Erosivos na Bacia do Rio Santa Maria em Resposta ás mudanças climáticas. Além de ser voluntária no Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde e no Laboratório de Hidrogeografia. Sua área de estudo, atualmente é Patrimônio Hidráulico, Saneamento Básico e mudanças climáticas.

CARLA PIZZUTI SAVIAN , UFSM

Formada em Técnico em Eventos pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja - Eixo Tecnológico "Turismo, Hospitalidade e Lazer". Atualmente, graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, pesquisadora e extensionista no Laboratório de Espacialidades Urbanas (LABEU) e pesquisadora voluntária no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM), ambos da UFSM. Divulgadora Científica pelo projeto Cartografia Viral, no Instagram e incentivadora da leitura pelo Podcast Acrópole do Livro, no Spotify. Tem interesse em estudos de Gênero e Espaço Urbano; Geografia Urbana; Planejamento Territorial; Biogeografia, Geotecnologias e Metodologia Científica. E-mail:carlapizzutisavian@hotmail.com

FRANCIELE DELEVATI BEN , UFSM

Graduanda do Curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, participando do projeto Estudo do Lugar a partir do Atlas Geoambiental dos Municípios drenados pela Bacia do Rio Ibicuí, é também voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia Humana (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Tem interesse nas áreas de Ensino de geografia e Geotecnologias.

FRANCISCO AUGUSTO ALTERMANN, UFSM

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Cerro Branco(2016). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física. 

GUSTAVO SOARES ARRIAL , UFSM

Possui curso-técnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul - Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação. Graduando em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Bolsista do laboratório de Celomática da UFSM, também atua como voluntário no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, divulgador científico pela Cartografia Viral.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Artigos
Loading...