CONTEÚDOS CULTURAIS-COGNITIVOS VERSUS PEDAGÓGICO-DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA A PARTIR DA CATEGORIZAÇÃO DE QUESTÕES DO CURRÍCULO AVALIADO/ENADE (2005-2017)
DOI:
https://doi.org/10.5016/estgeo.v19i1.16059Resumo
Este artigo busca verificar qual dos modelos de formação docente proposto por Saviani (2009) - conteúdos culturais-cognitivos, com enfoque no domínio específico dos conteúdos; e pedagógicos-didáticos, preocupado com o ensino-aprendizagem - está presente na organização curricular dos cursos de licenciatura em Geografia, investigando as questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) das edições de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. Estas questões foram categorizadas seguindo a metodologia de análise de conteúdo entre “conhecimentos pedagógicos-didáticos”, “Ensino de Geografia” e “conhecimentos técnicos-científicos-geográficos”. As categorizações mostram que o modelo dos conteúdos culturais-cognitivos foi enfatizado em todas as edições. Ressalta-se que o ENADE como currículo avaliado pode ser um fator indutor de maior equilíbrio entre a formação técnico-científica e pedagógica, sendo preciso alterar a ênfase expressa nas questões das provas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1678—698X está licenciada sob Licença Creative Commons