INTENSIDADE TECNOLÓGICA E PRODUÇÃO INDUSTRIAL: UMA ABORDAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS A PARTIR DE ANAMORFOSES

INTENSIDADE TECNOLÓGICA E PRODUÇÃO INDUSTRIAL

UMA ABORDAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS A PARTIR DE ANAMORFOSES

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor resultados de uso de anamorfoses como elemento de compreensão, representação e produção de conhecimento dentro da perspectiva da geografia econômica, compreendendo contextos de produção do espaço urbano na Região Metropolitana de Campinas. O trabalho contém algumas considerações teóricas sobre as dinâmicas de localização industrial em contextos metropolitanos dentro do modo de produção capitalista, apresenta a metodologia que divide a produção industrial segundo diferentes intensidades tecnológicas, utilizada na presente análise. Como resultado, o trabalho traz quatro anamorfoses produzidas, que colaboram com o entendimento da (re)produção de um espaço desigual, acumulando produções de maior intensidade em capital em espaços centrais enquanto indústrias menos tecnológicas se localizam na periferia metropolitana.

Biografia do Autor

LINDON FONSECA MATIAS, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação de Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (1990), mestrado em Geografia Humana (1996) e doutorado em Geografia Humana (2001), ambos pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Realizou pós-doutorado (2017-2018) na School of Geography and Planning da Cardiff University (Wales, UK) e Estância Acadêmica (2022) no Departamento de Geografía da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha). Atualmente é Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP na área de Sistemas de Informação Geográfica. Exerceu cargos de Diretor Associado do Instituto de Geociências (IG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência profissional (EMPLASA, ISA, IBAMA) e acadêmica (UnB, UEPG) na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Urbano-Regional e Geoprocessamento. Coordena o grupo de pesquisa de Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território - GeoGet.

Downloads

Publicado

2024-01-14

Edição

Seção

Artigos
Loading...