COMO OS PROFESSORES PERCEBEM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO ENTORNO DA ESCOLA? EXERCÍCIO COM O MÉTODO FENOMENOLÓGICO EM PALMAS (TO)
DOI:
https://doi.org/10.5016/estgeo.v22i2.18769Resumo
Estudos em percepção ambiental têm foco na subjetividade, que implica a conduta dos sujeitos frente ao ambiente. Partindo dessa premissa, este artigo tem o objetivo de explorar as percepções dos professores da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva sobre os problemas ambientais da área noroeste de Palmas (TO). Para tanto, foi empregada uma variante do método fenomenológico para coleta de descrições verbais entre 16 (dezesseis) professores (sujeitos da pesquisa) e sistematização de essências relacionadas ao tema. Os resultados apontaram, de modo geral, que os sujeitos percebem diferentes problemas ambientais nessa porção da cidade, tais como: a necessidade de cuidados ou de “conscientização” dos moradores em relação ao ambiente; incômodos referentes aos resíduos sólidos; deficiências urbanísticas e paisagísticas, bem como dos serviços públicos prestados; e alagamentos no período chuvoso. Tais aspectos constituem possíveis norteadores para a Educação Ambiental no âmbito da escola e da comunidade em seu entorno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1678—698X está licenciada sob Licença Creative Commons