ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DAS CALÇADAS EM ÁREAS RESIDENCIAIS/COMERCIAIS NA CIDADE DE MARINGÁ/PR

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DAS CALÇADAS EM ÁREAS RESIDENCIAIS/COMERCIAIS NA CIDADE DE MARINGÁ/PR

Authors

  • DIEGO VIEIRA RAMOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • FERNANDO LUIZ DE PAULA SANTIL Universidade Federal de Urberlândia
  • IGOR JOSÉ BOTELHO VALQUES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v22i2.18631

Abstract

O caminhar tem sido relegado como modalidade de transporte e está à margem das políticas públicas urbanas. É alvo de ações paliativas, cujas abordagens estão condicionadas à compatibilidade com os parâmetros adotados pelo planejamento urbano e de transporte. Assim, o objetivo geral da pesquisa é avaliar a qualidade das infraestruturas destinadas à circulação de pedestres nas zonas residenciais e comerciais da cidade de Maringá/PR. Para superar isso, a metodologia usada consiste na adaptação do método ICam 2.0, com a incorporação de fatores ligados à realidade do espaço maringaense. O estudo foi realizado em vias locais, dotadas de atividades residenciais/comerciais, situadas em Zonas Residenciais (ZR). Os resultados apontaram que calçadas presentes em áreas periféricas possuem problemas de continuidade, falta de elementos de acessibilidade, pavimentação degradada e ausência de sombreamento. Assim, conclui-se que o deslocamento a pé necessita de melhores condições de planejamento e organização

Author Biographies

FERNANDO LUIZ DE PAULA SANTIL, Universidade Federal de Urberlândia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 1991), mestrado em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente - 2001), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2008) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus de Monte Carmelo (MG); membro dos Grupos de pesquisas Aplicada à Visualização Cartográfica e a Cartografia Histórica (GAVICH/UEM - 2009), Cartografia e SIG (UFPR - 2010), Visualização Cognitiva da Associação Internacional de Cartografia (CogVis - 2012) e Geoinformação, Território e Conservação (GISTec - UFU 2018)

IGOR JOSÉ BOTELHO VALQUES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Doutor em Ciências da Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - campus São Carlos, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá - PR e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes - SP. Atualmente é professor efetivo e Coordenador de Extensão Universitária do Departamento de Engenharia Civil afeto ao Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá. Ainda, é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana PEU/DEC na área de Planejamento e Gestão de Sistemas Urbanos. Representa a UEM na Comissão Permanente de Acessibilidade do Município de Maringá. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em adequação ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de infraestrutura urbana, planejamento urbano sustentável, automação urbana, "smart cities" e qualidade do ambiente urbano.

Published

2025-01-21

Issue

Section

Artigos
Loading...