MUNICÍPIO DE ABREU E LIMA, A “CAPITAL DOS EVANGÉLICOS DE PERNAMBUCO”: IDENTIDADE, RELIGIÃO E PAISAGEM URBANA
Authors
-
ESTER CLAUDINO GOMES DA SILVA
UFPE
-
CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL
Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas, pesquisador do Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo/UFPE).
https://orcid.org/0000-0002-1769-9597
Abstract
Abreu e Lima é o município brasileiro com maior percentual de habitantes evangélicos, onde dos 94 mil habitantes abreulimenses 40% se declaram deste seguimento religioso. O estudo aqui apresentado visa compreender a expressão do fenômeno religioso pentecostal na capital dos evangélicos, verificando também o impacto da religião na relação sociocultural, analisando de forma visual como a instalação de igrejas no município moldam/modificam a paisagem local. A pesquisa em questão fez uso do método quanti-qualitativo visando proporcionar tanto a visualização numérica e estatísticas como analises e reflexão dos dados dispostos. Fez-se uso de mapas e dados retirados do CENSO de 2010 e 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) bem como idas a campo. A presença evangélica na cidade nutre uma profunda relação e interação com o espaço, conformando múltiplas paisagens tais como a paisagem corporal, comercial e sonora.
Author Biography
CAIO AUGUSTO AMORIM MACIEL, Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas, pesquisador do Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo/UFPE).
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de l'Adour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. É vice-coordenador do grupo de pesquisa Geografia Cultural, Geotecnologias e Convivência com o semiárido (IFCE Campus Quixadá-Ceará). Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013. Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Cultural, e interesse nos temas: Geografia e audiovisual, Nordeste brasileiro, sertão, semiárido, plantation canavieira, retórica da paisagem, patrimonialização da paisagem e espaço público.