PERIGO DE INUNDAÇÃO E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NA ÁREA URBANA DE ERECHIM, RS (BRASIL)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5016/estgeo.v19i2.15773

Resumen

Dentre os perigos naturais mais comuns, as inundações em áreas urbanas ganham destaque, pois afetam um maior quantitativo populacional e causam danos, muitas vezes, irreparáveis. Este trabalho apresenta uma metodologia auxiliar à identificação das áreas de perigo de inundação e à vulnerabilidade socioeconômica em um estudo na cidade de Erechim, localizada na porção norte do Rio Grande do Sul/Brasil que registra, segundo a defesa civil municipal e reportagens de jornais, significativos pontos de inundação. Os resultados foram obtidos pela análise dos pontos identificados como recorrentes de inundações em períodos de chuvas intensas e de dados socioeconômicos (renda, alfabetização, densidade demográfica e tipologia de habitação) e a classificação da vulnerabilidade pelas condições dessas variáveis. A dinâmica espacial das bacias fluviais urbanizadas permitiu verificar que o maior número de pontos com registro de inundações ocorreu na bacia do rio Tigre, local com alto grau de vulnerabilidade socioeconômica.

Biografía del autor/a

ANDRÉ RICARDO FURLAN, UFSM

Possui graduação em Geografia - Licenciatura (2016) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim, RS e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . Compõe o Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP/UFFS) e o Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM/UFSM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando nas seguintes temáticas: Bacia Hidrográfica, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra e Áreas de Risco.

JUÇARA SPINELLI, UFFS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura/Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo - Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Produção do Espaço Urbano-regional da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Erechim, RS. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional e atua principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, diagnóstico socioespacial, mercado imobiliário, cidades médias, reestruturação urbana e desigualdades socioespaciais. 

Publicado

2021-05-25

Número

Sección

Artigos