INTENSIDADE TECNOLÓGICA E PRODUÇÃO INDUSTRIAL: UMA ABORDAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS A PARTIR DE ANAMORFOSES

INTENSIDADE TECNOLÓGICA E PRODUÇÃO INDUSTRIAL

UMA ABORDAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS A PARTIR DE ANAMORFOSES

Autores/as

Resumen

O presente artigo tem como objetivo expor resultados de uso de anamorfoses como elemento de compreensão, representação e produção de conhecimento dentro da perspectiva da geografia econômica, compreendendo contextos de produção do espaço urbano na Região Metropolitana de Campinas. O trabalho contém algumas considerações teóricas sobre as dinâmicas de localização industrial em contextos metropolitanos dentro do modo de produção capitalista, apresenta a metodologia que divide a produção industrial segundo diferentes intensidades tecnológicas, utilizada na presente análise. Como resultado, o trabalho traz quatro anamorfoses produzidas, que colaboram com o entendimento da (re)produção de um espaço desigual, acumulando produções de maior intensidade em capital em espaços centrais enquanto indústrias menos tecnológicas se localizam na periferia metropolitana.

Biografía del autor/a

LINDON FONSECA MATIAS, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação de Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (1990), mestrado em Geografia Humana (1996) e doutorado em Geografia Humana (2001), ambos pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Realizou pós-doutorado (2017-2018) na School of Geography and Planning da Cardiff University (Wales, UK) e Estância Acadêmica (2022) no Departamento de Geografía da Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha). Atualmente é Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP na área de Sistemas de Informação Geográfica. Exerceu cargos de Diretor Associado do Instituto de Geociências (IG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência profissional (EMPLASA, ISA, IBAMA) e acadêmica (UnB, UEPG) na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Urbano-Regional e Geoprocessamento. Coordena o grupo de pesquisa de Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território - GeoGet.

Publicado

2024-01-14

Número

Sección

Artigos
Loading...