PERFIL DAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA HOMICIDA EM BELÉM – PA
UM ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DO JURUNAS, DE 2017 A 2022
Resumen
RESUMO: Este estudo teve como objetivo o estabelecimento de um perfil criminal e socioeconômico das vítimas dos homicídios ocorridos no bairro do Jurunas, Belém-PA, entre os anos de 2017 e 2022. A metodologia se valeu da coleta e análise de dados relativos aos homicídios no espaço-tempo de estudo, que foram sujeitos a uma atividade de análise e classificação, conforme técnicas de estatística descritiva. Comprovou-se que há um perfil/tipo social comum para a vitimização homicida no bairro, que, condiz e confirma o padrão brasileiro: a predominância de vítimas da do sexo masculino (90%), de faixa etária entre 18 e 29 anos (48%), com predominância de pardos/pretos (96%), de baixa escolaridade (66,2%), e solteiros (58%). Percebeu-se além disso, que a precarização social foi variável determinante à territorialização da violência e criminalidade no bairro.
PALAVRAS-CHAVE: Perfil da vítima; Território; Homicídio; Bairro do Jurunas; Segurança Pública.
Biografía del autor/a
DAIANE SANTANA BELFORT, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ, SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime (LAB-GEOVCRIM). Gerente de Planejamento, Execução e Monitoramento pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) vinculada da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP).
ROBERTO MAGNO REIS NETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
1) FORMAÇÃO ACADÊMICA1.1) DOUTORADO: Doutor em Geografia (UFPA em 2023), na linha de Dinâmicas territoriais na Amazônia, com ênfase em geografia e segurança pública.1.2) MESTRADO: Mestre em Segurança Pública (UFPA em 2018). 1.3) PÓS GRADUAÇÕES LATO SENSU: a) Direito Processual Civil (UGF/DF em 2009), b) Docência Superior (UGF/DF em 2012), c) Atividade de Inteligência e Gestão do Conhecimento (ESMAC/PA em 2016), d) Direito Digital e Inovação Tecnológica (Uniamérica/PR em 2022), e) Relações Internacionais (Facuminas/MG em 2023). Pós-graduando em Jurimetria (Facuminas, atualmente).1.4) GRADUAÇÃO: Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2007). 2) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL2.1) DOCÊNCIA SUPERIOR E TÉCNICA: 2.1.1) ATUAL: a) Instrutor/professor no Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará - IESP (Especialização em Segurança Pública, Curso de Formação de Oficiais - Bacharelado em Defesa Social e Cidadania, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - CAO e Curso Superior de Polícia - CSP)2.2) ATUAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA:2.2.1) ATUAL: a) Oficial de justiça avaliador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (2012-atual).2.2.2)3) ATIVIDADES DE PESQUISA3.1) ATUAL: a) Membro do Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime - LABGEOVCRIM/UEPA, b) membro do Grupo de Métodos em Diagnóstico em Segurança Pública - PPGSP/UFPA, c) Fundador do Grupo Independente de Pesquisas Érgane - Pesquisadores da Amazônia, d) Autor e organizador de diversos livros, artigos e produtos científicos3.2)
CLAY ANDERSON NUNES CHAGAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará como professor Permanente. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Professor Colaborador no Instituto de Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Estado Pará. Sócio da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa. Membro do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Líder do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime. Tem experiência de Segurança Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Território, Criminalidade, Homicídio e Cartografia.