MULHERANDO O MUNDO: ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO COMO PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

MULHERANDO O MUNDO

ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO COMO PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

Resumen

Pensar a valorização da mulher e as questões de gênero é fundamental ao ensino de Geografia, porque permite dar visibilidade a urgente e a emergente temática feminista. Os podcasts, neste contexto, podem ser uma interessante estratégia didática para evidenciar essas questões no espaço escolar, relacionando-os aos conteúdos curriculares da componente curricular Geografia. O objetivo geral foi estudar as contribuições das Geografias Feministas para a componente curricular Geografia, no Ensino Fundamental, como perspectiva para o enfrentamento da violência de gênero e para a valorização das mulheres em diferentes contextos. A pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação e teve, deste modo, como público da pesquisa meninas e meninos do 8o ano de uma escola de Santa Catarina. Além disso, utilizou da Análise Textual do Discurso (ATD) como ferramenta de interpretação dos podcasts desenvolvidos com as(os) estudantes nas aulas de Geografia. Neste sentido é possível notar que a pesquisa contribui e contribuiu com o empoderamento feminino, com a valorização de mulheres com destaque em múltiplas áreas, com o enfrentamento da violência de gênero e sobretudo com a valorização e ampliação da autoestima das meninas participantes da pesquisa.

Biografía del autor/a

MAYSA APARECIDA GORONSKI, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória/PR no ano de 2014, especialista em Geografia: saberes docentes e a formação de professores pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus União da Vitória/PR, no ano de 2015.  Mestra em Esnino de Geografia no Mestrado Profissional de Ensino em Geografia em rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Brusque/SC, em 2024. É professora efetiva na rede municipal de educação de Caçador/SC desde o ano de 2016 na disciplina de Geografia. 

NATÁLIA LAMPERT BATISTA, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Publicado

2024-08-06

Número

Sección

Artigos
Loading...