AFINIDADES PALEOBOTÂNICAS DE ÂMBARES CRETÁCICOS DAS BACIAS DO AMAZONAS, ARARIPE E RECÔNCAVO
Autores
Ricardo Pereira
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências – Departamento de Geologia.
Ismar de Souza Carvalho
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências – Departamento de Geologia.
Débora de Almeida Azevedo
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica
O estudo da composição química de âmbares é importante para a Paleobotânica, pois permite que a origem das resinas fósseis seja determinada, traçando-se a história da produção de resinas pelos vegetais através do tempo geológico. Amostras de âmbar cretácicas foram coletadas nas bacias do Amazonas (Formação Alter do Chão), Araripe (Formação Santana/Membro Crato) e Recôncavo (Formação Maracangalha/Membro Caruaçu) e estudadas quanto à sua composição química e prováveis inclusões palinológicas. A extração química por diclorometano:metanol e o uso da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas permitiu caracterizar diversas classes de compostos orgânicos nos âmbares analisados, tais como alquilbenzenos, alquilnaftalenos, alquil-hidronaftalenos, parafinas, fenóis, ácidos carboxílicos e terpenos. A presença dos terpenos fenchona, cânfora, 16,17,19-trisnorabieta-8,11,13-trieno e 16,17- bisnordeidroabietato de metila, aliado ao uso de dados paleobotânicos provenientes do registro fóssil das bacias em questão, permitiu determinar a família Araucariaceae como a provável origem botânica para os âmbares analisados. No âmbar proveniente da Bacia do Amazonas foram detectados esporos de fungos preservados em meio à resina fóssil, um registro muito raro desse tipo de inclusão orgânica em âmbar.
Biografia do Autor
Ismar de Souza Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências – Departamento de Geologia.
Curriculo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2138654072839905
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária
21910-900 - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989464
Débora de Almeida Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica
Curriculo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5767899024347177
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica.
AV BRIGADEIRO TROMPOWSKI S/N - CT - BL. A - 6o ANDAR
ILHA DO FUNDÃO
21949900 - RIO DE JANEIRO, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25627488 Fax: (21) 22603967