vulnerabilidade, erosão costeira, gestão integrada da zona costeira, sensoriamento remoto, sistema de informações geográfica (SIG)
Resumo
A erosão costeira é um fenômeno natural encontrado em diversos ambientes litorâneos, no entanto, a ocupação antrópica desordenada nesses locais pode acarretar a potencialização de processos erosivos. As praias de Piedade e Paiva estão localizadas no litoral do Estado de Pernambuco. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a vulnerabilidade à erosão costeira analisando dez indicadores, sendo eles: morfologia das praias; posição da linha de costa; configuração das dunas no ambiente praial; exposição às ondas; presença de rios ou canais; superfície do terreno; presença de vegetação; presença de obras de engenharia costeira e estruturas de contenção; grau de ocupação; e permeabilidade do solo. Como materiais foram utilizados imagens de satélite de alta resolução e um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Na parte metodológica cada geoindicador foi avaliado quanto a sua ausência ou presença nas praias estudadas, sendo estas divididas em três setores (Norte, Central e Sul). O setor Norte da praia de Piedade foi o que obteve como resultados o maior valor do índice de vulnerabilidade à erosão costeira igual a 8,0 encontrando 57,8% de ocupação. Enquanto que o setor Sul da praia do Paiva apresentou valor igual a 3,0, com 57,8% de vegetação, respectivamente.
Biografia do Autor
Pedro de Sousa PEREIRA, Universidade Federal de Pernambuco
Docente do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.
Rodrigo Mikosz GONÇALVES
Atualmente é professor adjunto IV e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da UFPE.
Tereza Cristina Medeiros de ARAÚJO, UFPE
Docente do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.
Paulo Henrique Gomes de Oliveira SOUSA, UNILAB
Atualmente é Professor Visitante do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)