APLICAÇÃO DE MÉTODO ELETROMAGNÉTICO TERRESTRE DE INVESTIGAÇÃO RASA NUMA OCORRÊNCIA CUPRÍFERA LOCALIZADA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL (RS)
Ground electromagnetic application in near surface investigation of a copper mineralization in the Caçapava do Sul countryside (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.13158Resumo
O atendimento e manutenção de demandas industriais e de construção civil em relação a insumos minerais estimula pesquisas para a descoberta de novos depósitos minerais ou para a ampliação de jazidas conhecidas. O método geofísico eletromagnético indutivo (EM) é muito utilizado em estudos envolvendo a pesquisa de minerais metálicos. Na busca por cobre o método EM é eficiente devido a este metal se comportar como excelente corpo condutor na presença de um campo magnético, o que por sua vez possibilita a sua distinção dos demais constituintes rochosos pela elevada condutividade elétrica resultante. Este trabalho descreve a aplicação do método EM para mapeamento de fraturas mineralizadas na área da ocorrência cuprífera Victor Teixeira. A investigação da subsuperfície foi elaborada de acordo com o alinhamento tectônico preferencial NW-SE das fraturas mineralizadas obtidas previamente pelos dados de sensoriamento remoto e corroborada pelas atitudes obtidas no levantamento estrutural de detalhe. As seções de condutividade aparente evidenciaram anomalias verticais de elevada condutividade (superiores a 15 mS/m) para os locais onde cruzavam as fraturas mapeadas, sugerindo a confirmação da presença de mineralizações cupríferas em subsuperfície na área da ocorrência mineral estudada.