AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO NA GERAÇÃO DE MAPAS DE SUSCETIBILIDADE A INUNDAÇÃO A PARTIR DO MODELO HEIGTH ABOVE THE NEAREST DRAINAGE (HAND)
Evaluation of different digital elevation models in the generation of flood susceptibility maps from the Heigth Above the Nearest Drainage (HAND) model
DOI:
https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i1.16313Resumo
A ocupação sem planejamento de regiões de uma bacia hidrográfica pode acarretar diversos problemas, dentre eles as inundações. A fim de mitigar as perdas causadas por inundações, podem ser utilizadas diferentes ferramentas para conhecimento prévio das regiões propensas a esses desastres, a exemplo do modelo computacional descritor do terreno Heigth Above the Nearest Drainage (HAND). Este trabalho teve por objetivo de avaliar a suscetibilidade da cidade de São João do Rio do Peixe, localizada na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, região semiárida do estado da Paraíba, a risco de desastres por inundação. A metodologia utilizada foi o uso do HAND com três modelos digitais de elevação (MDE) com resoluções espaciais diferentes como dados de entrada, para verificar qual deles traria a melhor representação da realidade das áreas da cidade mais suscetíveis às inundações. Os resultados dos mapas HAND foram comparados com dados históricos obtidos a partir de informações locais e por bibliografias sobre a cidade fornecendo dados coerentes de regiões propensas a risco. Esses mapas podem servir de base para uma melhor organização do espaço urbano na região, diminuindo os impactos negativos resultantes dos eventos de inundações.