O O USO DE TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS PARA REMINERALIZAÇÃO DE SOLOS DE REGIÕES TROPICAIS

Use of sustainable techniques for soil remineralization in tropical regions

Autores

  • Viviane Souza de OLIVEIRA Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-1403-7555
  • Ricardo Galeno Fraga de Araújo PEREIRA Universidade Federal da Bahia
  • Maria da Conceição RABELO GOMES Universidade do Estado do Pará (UEPA).

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i03.16687

Resumo

A combinação das tecnologias da rochagem e da biofertilização podem ser empregadas, de maneira combinada, para ampliar a disponibilização de nutrientes e para a revitalização de solos de regiões tropicais. Esse trabalho objetiva apresentar, particularmente para o setor agrícola baiano, uma compilação e análise do estado da arte sobre essas duas tecnologias - que representam alternativas sustentáveis para viabilizar a remineralização de solos. Para tanto, utilizou-se de: a) análise e interpretação de bases de dados disponíveis, visando a identificação de áreas com ocorrências potenciais de rochas silicáticas multinutrientes e a demanda de remineralizadores no Estado; b) compilação dos conhecimentos relativos aos ensaios de eficiência agronômica dos remineralizadores, e c) associação dos conceitos de remineralizadores e biofertilização, discutindo os mecanismos por meio dos quais a combinação dessas duas tecnologias pode acelerar a liberação de nutrientes para o solo. Ao longo do trabalho foram analisadas e demonstradas as vantagens do emprego dessas técnicas, bem como os benefícios às plantas e, por extensão, aos alimentos produzidos, aos seres vivos e, principalmente, ao meio ambiente. Importa destacar que a combinação dessas técnicas é capaz de promover a manutenção da fertilidade do solo ao longo do tempo e reduzir gastos com insumos importados.

Biografia do Autor

Viviane Souza de OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia

Geóloga e Mestre na Área da Geologia Ambiental e Médica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pesquisadora da fertilidade de solos tropicais e Geoquímica dos Elementos Potencialmente Tóxicos. Linha de pesquisa Geologia Ambiental e Médica, contribuindo para Saúde Pública através do monitoramento ambiental de substâncias tóxicas. Ministra palestras sobre Geologia Médica, Remineralizador (Pó de Rocha) e Microrganismos do Solo. Desenvolve trabalhos com rochagem e biofertilização - Técnicas Sustentáveis para Remineralização de solos tropicais. Realiza registro de Remineralizador no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. . Realizou iniciação científica voluntária, do Grupo de pesquisa de Hidrogeoquímica, no Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (NEHMA).

Ricardo Galeno Fraga de Araújo PEREIRA, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-graduação em Geologia. Instituto de Geociências, UFBA. Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Campus Universitário de Ondina. Salvador/Bahia - Brasil. E-mails: vivianeoliveira2423@gmail.com; fraga.pereira@ufba.br

Maria da Conceição RABELO GOMES, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Avenida Hiléia, s/nº - Agrópolis do Incra – Bairro Amapá. Marabá – Pará – Brasil.

E-mail: conceicaorabelo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2023-02-14

Edição

Seção

Artigos