DEFINIÇÃO DE CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA DAS CAVERNAS DO MONUMENTO NATURAL GRUTA DO LAGO AZUL (BONITO, MS)

Autores

  • Paulo César Boggiani Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo (USP).
  • Osvaldo José da Silva Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eunice Aparecida Bianchi Gallati Departamento de Epidemiologia, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP)
  • Ana Lúcia Desenzi Gesicki Departamento Nacional da Produção Mineral - Distrito São Paulo
  • Leandro de Oliveira Salles Departamento de Vertebrados, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Maria Margareth Escobar Ribas Lima Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN)

Palavras-chave:

Cavernas turísticas, Cifuentes, capacidade de carga, Temperatura e umidade

Resumo

O Monumento Natural Gruta do Lago Azul, localizado em Bonito, MS, abrange as grutas do Lago Azul (LA) e Nossa Senhora Aparecida (NSA). A LA recebe anualmente 40 000 turistas e a NSA encontra-se interditada. No presente artigo são apresentados os resultados de monitoramento da temperatura (T) e umidade relativa(H), realizado durante 15 meses, a partir do qual foi possível definir as cavernas como de elevado fluxo energético, entre o meio externo e subterrâneo, para as quais a aplicação do método de Cifuentes para determinação da capacidade de carga turística se mostrou o mais viável. As medidas de temperatura (T) e umidade relativa (H) foram obtidas entre os dias 26/06/1999 e 29/09/2000, através de quatro estações de monitoramento na LA e quatro na NSA, comparadas com os resultados de uma estação externa. A média de T na estação externa foi de 24,76ºC, enquanto que, entre as quatro estações no interior da LA, as médias de T ficaram entre os valores de 20,50ºC e 21,52ºC e, na NSA, as médias de T, entre as quatro estações, foram ligeiramente inferiores, variando de 18,22ºC a 21,63ºC. A umidade relativa (H) na estação externa teve média de 69,90% e na LA as médias das H variaram entre 90,29% e 96,81%, valores muito próximos aos encontrados na NSA, onde as médias de H, em cada uma das 4 estações, variaram de 90,56% a 96,80%. Para o caminhamento atual da Gruta do Lago Azul, a capacidade de carga turística calculada resultou em 264 visitas/dia para os dias não chuvosos e 95 visitas/dia para os dias chuvosos. Para a Gruta Nossa Sra. Aparecida, o cálculo resultou em 297 visitas/dia para o caminhamento proposto. Palavras-chave: Cavernas turísticas, Cifuentes, capacidade de carga, Temperatura e umidade.

Downloads

Publicado

2008-10-08

Edição

Seção

Artigos