RISCO DE FRATURAMENTO DOS TALUDES DEVIDO ÀS VIBRAÇÕES GERADAS POR DESMONTES DE ROCHAS
Autores
Gabriel Alves da Costa Lima
Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Valdir Costa e Silva
Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. Campus Universitário do Morro do Cruzeiro.
Palavras-chave:
Detonações, vibrações, danos, simulação
Resumo
Este trabalho analisa o efeito dos impactos das vibrações geradas pelos desmontes por explosivos na estabilidade do talude da mina de minério de ferro de Timbopeba, que pertence à Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Foram monitorados cerca de 30 desmontes, sendo estes realizados em frentes de produção e desenvolvimento. As distâncias entre os desmontes e os pontos de monitoramento encontravam-se na faixa entre 88 a 550 metros, respectivamente. Os valores que foram registrados da velocidade de vibração da partícula do talude foram muitos pequenos quando comparados àquele mínimo para causar fraturamento na matriz de quartzito. Por outro lado, a análise de risco de fraturamento realizada por simulação de Monte Carlo mostra que há possibilidade de ocorrer este fraturamento, embora esta seja pequena. Não se obteve indicadores confiáveis para a regressão da lei de atenuação das vibrações.
Biografia do Autor
Gabriel Alves da Costa Lima, Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
http://lattes.cnpq.br/0858718910067493
Valdir Costa e Silva, Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. Campus Universitário do Morro do Cruzeiro.