CRITÉRIOS USADOS NA DEFINIÇÃO DE ÁREAS DE INFLUÊNCIAS, IMPACTOS E PROGRAMAS AMBIENTAIS EM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL DE USINAS HIDRELÉTRICAS BRASILEIRAS

Autores/as

  • Dayane Nayara CARVALHO Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Milena Rodrigues BONIOLO Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Rafael Gonçalves SANTOS Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Ludmila Vianna BATISTA Programa de Pós Graduação em Geociências e Meio Ambiente - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univesidade Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • André Aparecido MALAVAZZI Programa de Pós Graduação em Geografia - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univ. Estadual Paulista. Rio Claro, SP.
  • Fabio Augusto Gomes Vieira REIS UNESP
  • Lucilia do Carmo GIORDANO Bolsista Fundunesp – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Univ. Estadual Paulista. Rio Claro, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i3.10424

Palabras clave:

usinas hidrelétricas, áreas de influência, estudos de impacto ambiental

Resumen

A necessidade de ampliação da oferta de energia para o crescimento e desenvolvimento da economia é uma realidade crescente no nosso país. Porém, a expansão da energia proveniente de usinas hidrelétricas é um tema polêmico no que se refere a suas potencialidades, impactos gerados e metodologias utilizadas em seu licenciamento. Sendo assim, este trabalho procurou, por meio de revisão bibliográfica e análise documental, formular uma síntese de forma a abranger as principais similaridades e diferenças nos Estudos de Impacto Ambiental de nove diferentes empreendimentos hidroelétricos. Verificou-se que os critérios utilizados para definição das áreas de influência foram similares em todos os nove estudos analisados, especialmente, entre os meios físico e biótico. Também foi observada a alta quantidade de impactos durante a fase de implantação e operação do empreendimento, o que indica a necessidade de maior atenção em relação aos programas e medidas ambientais adotados nessas fases. A diferença na frequência relatada de alguns impactos reflete a relação que estes tem com características locais da região e diferem, desse modo, de forma significativa. Também se verificou a falta de padronização para definição das áreas de influência e, especialmente, dos métodos de avaliação de impactos a serem usados no estudo. Portanto, esse artigo é uma contribuição no intuito de se discutir com mais ênfase os critérios adotados na elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental de Hidrelétricas

Biografía del autor/a

Fabio Augusto Gomes Vieira REIS, UNESP

PROF. DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA APLICADA DA UNESP - CAMPUS RIO CLARO. ÁREA DE GEOTECNIA, GEOLOGIA DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Publicado

2018-09-27

Número

Sección

Artigos