AVALIAÇÃO DA DENSIFICAÇÃO DE UMA MISTURA DE ENROCAMENTOS PARA DIFFERENTES TEORES DE FINOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v36i3.10909

Palabras clave:

Enrocamento, Densificação, Barragem

Resumen

Tem sido introduzido no corpo do aterro de barragens de enrocamento teores de finos cada vez mais elevados, com rochas de qualidades inferiores. Entender o comportamento mecânico de enrocamentos é, antes de tudo, garantir a segurança dos seres que residem à jusante. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em avaliar a densificação dos enrocamentos da Usina Hidrelétrica Machadinho, frente à influência da adição de finos e água, obtidos em equipamentos para ensaios de grande escala. Foram executados ensaios de caracterização e densificação, em equipamento com amostragem de 660mm de diâmetro e 700mm de altura, placa vibratória com controle de frequência, e diâmetros máximos de partículas introduzidas nos protótipos granulométricos de laboratório de 130mm. Foi verificado que a densificação de enrocamentos com teores elevados de finos é dificultada por tensões capilares, quando adiciona-se água ao material. Identificou-se ainda que, a introdução de litologias menos nobres no corpo de aterros de barragens deve estar associada a curvas granulométricas bem graduadas, de forma que sejam minimizados os efeitos de quebra de partículas.

Biografía del autor/a

Murilo da Silva ESPÍNDOLA, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Auxiliar I em regime de dedicação exclusiva da UFSC, e aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, em nível de doutorado. Foi Professor Horista e Supervisor do Laboratório de Engenharia Civil da UNISUL. Tem experiência na área Geotécnica, com foco nos seguintes temas: Ensaios geotécnicos de Laboratório, comportamento mecânico dos solos, mapeamento geotécnico, Mecânica de Enrocamentos e instrumentação de ensaios.

Marciano MACCARINI, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975) , mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) , doutorado em Engenharia Civil pela University of London (1987) e pós-doutorado pela Universidade de Durham (1997) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e Revisor de periódico da Soils & Rocks. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Geotécnica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica de Enrocamento, Solo Residual Indeformado, ENSAIOS DE LABORATORIO, SOLO ARTIFICIAL, RESÍDUOS INDUSTRIAIS.

Publicado

2017-10-13

Número

Sección

Artigos