OCORRÊNCIAS DE TURMALINAS EM QUIXERAMOBIM, CEARÁ

Occurrences of Tourmalines in Quixeramobim, Ceará

Autores/as

  • Isaac GOMES DE OLIVEIRA Universidade Federal do Ceará
  • Laryssa de Sousa CARNEIRO Universidade Estadual de Campinas
  • Jéssica de Souza CARDOSO Universidade Federal do Ceará
  • Narjara Maria Araujo CARNEIRO Universidade Federal do Ceará
  • Carlos William de Araújo PASCHOAL Universidade Federal do Ceará
  • Tereza Falcão de Oliveira NERI Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i1.16219

Resumen

A turmalina é um grupo de minerais que possuem a mesma estrutura cristalina, mas variam em composição química, cor e outras propriedades. Nas turmalinas, considera-se a fórmula química geral XY3Z6B3Si6(O,OH)30(OH,F). Os íons na posição Y (Boro) estão rodeados por íons de oxigénio e dispostos octaedricamente; os três octaedros envolvem o eixo ternário e cada tetraedro compartilha uma aresta com cada um dos outros dois tetraedros vizinhos equivalentes. Jazidas deste grupo mineral são encontradas especialmente em pegmatitos e depósitos aluvionares. Este trabalho visa à caracterização gemológica de exemplares de difícil aquisição de turmalina oriundos do município de Quixeramobim (CE) que possuem potencial para serem utilizados como gemas. Turmalina nas cores vermelha e bicolor (azul e verde) provenientes do Ceará são pouco utilizadas no comércio cearense por existirem poucos exemplares gemológicos e pouco conhecidas no meio acadêmico.  Para a caracterização das turmalinas de Quixeramobim foram utilizados: refratômetro, balança hidrostática, dicroscópio, espectroscópio, lâmpada ultravioleta (UV) e microscópio gemológico. Os exemplares vermelhos e bicolores possuem majoritariamente as mesmas características gemológicas das turmalinas de outras regiões, porém com uma variação no pleocroísmo e espectro de absorção de alguns exemplares. Os minerais possuem bom grau de cor  de acordo com as normas do “Boletim Referencial de Preços de Diamantes e Gemas de Cor”, e inclusões fluidas perceptíveis com auxílio de equipamento óptico. Logo, por meio dos instrumentos gemológicos listados e análises acuradas foi possível realizar uma excelente caracterização e compilação dos dados dos minerais desta região, além de comprovar que os exemplares possuem boas a excelentes características para serem utilizados como gemas. Palavras-chave: Turmalina vermelha; Quixeramobim; Caracterização Gemológica.

Biografía del autor/a

Isaac GOMES DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geologia pela Universidade Federal do Ceará. (Centro de Ciências, Departamento de Geologia, Avenida Av. Humberto Monte, s/n, CEP 60440-593, Fortaleza, CE, Brasil.)

Laryssa de Sousa CARNEIRO, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Geociências do Instituto de Geociências da UNICAMP. (Instituto de Geociências, Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Rua Carlos Gomes, 250, CEP 13083-851, Campinas, SP, Brasil.)

Jéssica de Souza CARDOSO, Universidade Federal do Ceará

Geóloga pela Universidade Federal do Ceará. (Centro de Ciências, Departamento de Geologia, Avenida Av. Humberto Monte, s/n, CEP 60440-593, Fortaleza, CE, Brasil.)

Narjara Maria Araujo CARNEIRO, Universidade Federal do Ceará

Geóloga pela Universidade Federal do Ceará (Centro de Ciências, Departamento de Geologia, Avenida Av. Humberto Monte, s/n, CEP 60440-593, Fortaleza, CE, Brasil.)

Carlos William de Araújo PASCHOAL, Universidade Federal do Ceará

 Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. (Centro de Ciências, Departamento de Física, Avenida Av. Humberto Monte, s/n, CEP 60440-593, Fortaleza, CE, Brasil)

Tereza Falcão de Oliveira NERI, Universidade Federal do Ceará

Professora colaboradora na Universidade Federal do Ceará. (Centro de Ciências, Departamento de Geologia, Avenida Av. Humberto Monte, s/n, CEP 60440-593, Fortaleza, CE, Brasil.)

Publicado

2022-05-18

Número

Sección

Artigos