AVALIAÇÃO INTRÍNSECA DOS DADOS DO OPENSTREETMAP E OS ASPECTOS ESPAÇO-TEMPORAIS NO ESTUDO DE CASO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO

Intrinsic evaluation of Openstreetmap data and space-time aspects in the case study of Brumadinho's Dam breaking

Autores/as

  • Daniel Ferreira de OLIVEIRA Universidade Federal da Bahia
  • Vivian de Oliveira FERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA https://orcid.org/0000-0002-2851-9141
  • Elias Nasr NAIM ELIAS Universidade Federal do Paraná
  • Vinícius Emmel MARTINS Universidade Federal do Paraná
  • Mauro José ALIXANDRINI JÚNIOR Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i3.16786

Resumen

O presente estudo consistiu na avaliação intrínseca dos dados do OSM e dos aspectos espaço-temporais no estudo de caso do rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais. Partindo da premissa de que os dados colaborativos do Openstreetmap (OSM) podem ser utilizados no gerenciamento de crises humanitárias.  A utilização da plataforma do OSM, como base para aquisição de dados geoespaciais se deu pelo elevado número de contribuidores e dados gerados. A partir do recorte da área afetada pelo desastre, foi realizada uma análise quantitativa das edições ao longo do tempo, o que permitiu avaliar um dos potenciais do OSM, considerando os impactos das ações do Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT), que através de Mapatonas gerou uma quantidade significativa de dados em um curto intervalo de tempo. A metodologia utilizada consistiu em uma análise de regressão realizada no ambiente do Google Collaboratory que por meio de código em Python que mostrou a quantidade de edições naquela região e uma análise dos vetores gerados, adquiridos por meio de um plugin do QGIS chamado QuickOSM. Os resultados mostraram que foram gerados, aproximadamente 8000 registros em um intervalo de uma semana após o desastre, sendo 5000 em um único dia. A partir daí pode-se concluir que as ações de mapeamento do Humanitarian OpenStreetMap Team possuem potencial para o  fornecimento de uma resposta rápida acerca das dinâmicas de alteração do solo causadas por desastres ambientais.

Biografía del autor/a

Daniel Ferreira de OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia

Atualmente atual como Analista de Negõcios na empresa Falconi. Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia(2016) e em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela UFBA (2021). Atuou no Mapeamento Cartográfico na Prefeitura Municipal de Salvador, foi Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi diretor geral da Datum Engenharia Jr. 

Vivian de Oliveira FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Engenheira Cartógrafa formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com graduação sanduíche no Karlsruhe Institute of Tecnology (KIT). Mestre e Doutora em Engenharia Civil, com tese e dissertação na área de Cartografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT) na Alemanha e foi Professora Visitante no Giscience and Geoinformatics Research Group da Universidade de Heidelberg na Alemanha. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou na criação do curso de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e do curso de Doutorado em Engenharia Civil da UFBA. Atua como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de informações espaciais. É líder do grupo de pesquisa em Análise e Representação de Dados Espaciais. Atua nas áreas de cartografia mais especificamente nas temáticas de mapeamento colaborativo, mapeamento da acessibilidade, mapeamento tátil, análise espacial e geoinformática. 

Elias Nasr NAIM ELIAS, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, desenvolvendo atividades na área de concentração de Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Técnico em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (2012), graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (2017) e Mestrado em Engenharia Civil (2019), na área de concentração de Sistema de Transportes e Informações Espaciais, ambos pela Universidade Federal da Bahia.  Tem experiência em Geociências, com ênfase em Cartografia, Qualidade de Dados Geoespaciais e Informação Geográfica Voluntária.

Vinícius Emmel MARTINS, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é acadêmico do programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba/PR, matriculado como aluno de doutorado com atuação na área concentrada em Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR (2019-2021). Bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus - Itaqui/ RS (2014 - 2018).

Mauro José ALIXANDRINI JÚNIOR, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto na Universidade de Karlsruhe na Alemanha (2010). Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia onde atua em disciplinas do curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Fotogrametria.

Publicado

2023-02-14

Número

Sección

Artigos