A MINERAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: SITUAÇÃO ATUAL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O APROVEITAMENTO DOS RECURSOS MINERAIS

Autores/as

  • marsis cabral junior IPT
  • Saul Barisnik SUSLICK Instituto de Geociências - UNICAMP
  • Oswaldo Riuma OBATA IPT
  • Ayrton SINTONI IPT

Palabras clave:

mineração, recursos minerais, arranjos produtivos locais de base mineral, São Paulo, minerais industriais

Resumen

Este trabalho apresenta uma síntese sobre o setor mineral do Estado de São Paulo, elaborada por análise crítica e integração de informações disponíveis, incluindo publicações, dados de órgãos oficiais sobre a produção mineral brasileira e paulista e documentos técnicos de centros de pesquisa. A partir de uma contextualização abrangendo o cenário atual e principais tendências da mineração mundial e brasileira, são destacadas e qualificadas as principais características geológicas, econômicas, tecnológicas e de gestão da mineração paulista, sendo indicado um conjunto de diretrizes de políticas para o desenvolvimento da mineração estadual em bases sustentáveis. Com uma produção voltada predominantemente ao mercado interno estadual, a atividade mineral paulista é responsável pela lavra de 24 substâncias minerais, participando do suprimento da indústria de transformação, de insumos para agricultura e, de forma mais vigorosa, da construção civil. As tendências de mercado sinalizam pela demanda crescente de insumos minerais, pressionando a ampliação da produção mineral no Estado e indicando a necessidade de modernização do setor produtivo e de políticas para planejamento e ordenamento da mineração no sentido de garantir o suprimento em bases sustentáveis. Palavras-chave: mineração, recursos minerais, arranjos produtivos locais de base mineral, São Paulo, minerais industriais.

Biografía del autor/a

marsis cabral junior, IPT

Geólogo Pesquisador da Seção de Recursos Minerais e Tecnologia Cerâmica do Centro de Tecnologia de Obras de Infra-Estrutura do IPT

Saul Barisnik SUSLICK, Instituto de Geociências - UNICAMP

Graduado em Geologia (USP, 1974). Fez o mestrado em Geologia Geral e de Aplicação pelo IG-USP (1978), DEA em Geoestatística (Ecole des Mines de Paris, 1981) e o doutorado (USP,1986). Professor Titular pelo IG/Unicamp (1998). Pós-doutorado na University of Arizona (1989/90). Visiting-scholar na Colorado School of Mines (Division of Economics and Business). É fundador e responsável pelo Laboratório de Análise Geoeconômica. Áreas de atuação: desenvolvimento e aplicação de metodologias de avaliação econômica de projetos de exploração e produção de petróleo e demais substâncias minerais; aplicação de ferramentas de análise de decisão para projetos de petróleo e demais substâncias minerais (opções reais, análise de risco, modelos de decisão, etc..); métodos quantitativos para aplicações na área mineral e de petróleo: avaliação de recursos, previsão mineral, estimativa dos impactos ambientais, etc.; estudos de Economia Mineral: exaustão, modelos de tributação para petróleo, análise de mercados, etc.

Oswaldo Riuma OBATA, IPT

possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade de São Paulo (1969) . Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geologia.

Ayrton SINTONI, IPT

possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo (1966) . Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Minas , com ênfase em Planejamento Mineral.

Número

Sección

Artigos