AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE AMBIENTAL DAS PRAIAS LOCALIZADAS NO ARQUIPÉLOGO TINHARÉ/BOIPEBA, LITORAL SUL DO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

  • Iracema Reimão SILVA Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente/Laboratório de Estudos Costeiros. Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia/Campus Universitário da Ondina.
  • Humberto Miranda do NASCIMENTO Instituto de Economia/Universidade Estadual de Campinas.
  • Renata Cardia REBOUÇAS Laboratório de Estudos Costeiros, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia/Campus Universitário da Ondina.

Palabras clave:

nível de urbanização, sensibilidade à erosão, sensibilidade a derrames de óleo.

Resumen

O arquipélago Tinharé/Boipeba, localizado no município de Cairu, apresenta ecossistemas de grande valor ecológico, associados principalmente aos recifes de coral e manguezais. Seus diversos atrativos naturais e a infraestrutura de recreação e lazer, especialmente das praias de Morro de São Paulo, atraem um grande número de turistas durante todo o ano, representando um dos principais destinos turísticos do estado da Bahia. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a sensibilidade ambiental das praias das Ilhas de Tinharé e Boipeba, relacionada à ocorrência de erosão e a contaminação por óleo, a partir das suas características geoambientais e de urbanização. A maior parte das praias localizadas nas duas ilhas apresenta uma urbanização baixa, com ocupação inferior a 30% da extensão de sua linha de costa. A avaliação da sensibilidade das praias à erosão e ao derrame de óleo, de acordo com os critérios adotados, indicou uma sensibilidade alta a muito alta na maior parte das ilhas. Desta forma, a exploração de petróleo e o aumento do nível de urbanização, acelerando o processo erosivo, podem representar graves ameaças aos ecossistemas presentes no arquipélago, gerando comprometimentos para o ambiente natural e para as comunidades locais, que dependem principalmente da pesca e do turismo. Palavras-chave: nível de urbanização, sensibilidade à erosão, sensibilidade a derrames de óleo.

Biografía del autor/a

Iracema Reimão SILVA, Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente/Laboratório de Estudos Costeiros. Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia/Campus Universitário da Ondina.

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Geologia Costeira e Sedimentar pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, professor efetivo do curso de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal da Bahia e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador e Pesquisador Nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Costeira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade recreacional e capacidade de carga de praias, modelagem de ondas oceânicas, gestão ambiental de ecossistemas costeiros, dispersão de sedimentos e erosão costeira.

Humberto Miranda do NASCIMENTO, Instituto de Economia/Universidade Estadual de Campinas.

Professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (CEDE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve estudos e pesquisas na área de desenvolvimento e planejamento urbano-regional. Atua também nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, economia do semiárido brasileiro. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente (2000) e Doutor em Economia Aplicada (2005) pela Universidade Estadual de Campinas.

Renata Cardia REBOUÇAS, Laboratório de Estudos Costeiros, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia/Campus Universitário da Ondina.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2004) e mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é bolsista CNPQ e aluna de doutorado do Curso de pós graduação em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Textura, Composição e Origem dos Sedimentos, Morfodinâmica Costeira, Sedimentação em Plataformas Continentais, Sedimentação Holocenica, Sismica Rasa, Sonografia

Número

Sección

Artigos