AVANÇOS NA CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS GEOLÓGICAS EM SUBSUPERFÍCIE DA PROVINCIA URANÍFERA LAGOA REAL (BA) A PARTIR DE DADOS AEROGEOFÍSICOS

Autores/as

  • Suze Nei Pereira GUIMARÃES Observatório Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, ON/MCT.
  • Valiya Mannathal HAMZA Observatório Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, ON/MCT.

Palabras clave:

Distrito Uranífero de Lagoa Real, Projeto São Timóteo, levantamentos aerogeofísicos, derivada vertical, sinal analítico, deconvolução de Euler e estruturas geológicas em subsuperfície.

Resumen

O presente trabalho traz os resultados de uma reavaliação interpretativa dos dados aerogeofísicos da província Uranífera de Lagoa Real (BA), adquiridos no Projeto São Timóteo. O propósito é contribuir com novas informações que permitem uma caracterização melhor das estruturas geológicas em subsuperfície, associadas ás zonas de mineralização de urânio nesta região. Os dados aeromagnéticos foram reprocessados, focalizando-se no uso criterioso dos procedimentos de correção e técnicas de interpretação. Emprego de técnicas tais como a derivada vertical, sinal analítico e deconvolução de Euler permitiram identificação de diversos lineamentos e feições estruturais na área de estudo. Destacam-se, neste contexto, identificação das estruturas arqueadas na parte centro-oeste da área de estudo, feições circulares nas partes sul e sudeste e diversos lineamentos magnéticos na parte norte. Há indícios que as mudanças nas direções dos lineamentos magnéticos estejam relacionadas com as zonas de fraturas e de cisalhamento e relacionadas com os locais de mineralização de urânio. A grande parte dos corpos com contrastes magnéticos se encontra em profundidades menores que 500 m, mas também há um numero significativo de corpos em profundidades de até 1500 m. Os resultados obtidos também permitiram delimitação de diversas feições estruturais, não identificadas nos levantamentos geológicos locais e nas análises anteriores de dados aerogeofísicos da área de estudo. Progressos também foram alcançados nas análises integradas das informações gama - espectrométricas, permitindo a identificação dos locais afetados por processos de metassomatismo e suas interrelações com as zonas de mineralização de urânio. Os resultados obtidos estão em boa concordância com o arcabouço estrutural da região inferido com base em estudos geológicos, mas significativamente diferentes daqueles obtidos em estudos de dados aerogeofísicos anteriores. Palavras-chave: Distrito Uranífero de Lagoa Real, Projeto São Timóteo, levantamentos aerogeofísicos, derivada vertical, sinal analítico, deconvolução de Euler e estruturas geológicas em subsuperfície.

Biografía del autor/a

Suze Nei Pereira GUIMARÃES, Observatório Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, ON/MCT.

Possui graduação em fisica pela Universidade Federal de Goiás (2005) e mestrado em Geofísica pelo Observatório Nacional (2009). Possui experiência de pesquisa universitária na área de Educação em Física, com ênfase em conceitos espontaneos. Após o mestrado em geofísica possui experiencia profissional na área de coleta (qualidade de dados) e processamento, interpretação e modelagem direta e indireta de dados aerogeofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: magnetometria, gamaespectrometria, eletromagnetismo e gravimetria.

Valiya Mannathal HAMZA, Observatório Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, ON/MCT.

Possui graduação em Física - Universidade de Kerala (1962), mestrado em Física Aplicada - Universidade de Kerala (1964) e doutorado em Geofísica - University of Western Ontario (1973). Teve atuação como Professor do IAG-USP, Pesquisador do IPT, Secretário da Comissão Internacional de Fluxo Térmico - IHFC e membro do Comitê Executivo da Associação Internacional da Sismologia e Física do Interior da Terra - IASPEI. É atualmente Pesquisador Titular do Observatório Nacional. Eleito em 2007 como Representante Sul-Americana na Comissão Internacional de Fluxo Térmico IHFC. Possui ampla experiência na área de Geociências, com destaque nas áreas de Geotermia e Fluxo Térmico, atuando principalmente nos seguintes setores: fluxo geotérmico, energia geotérmica, recursos geotermais, tectonofísica, mudanças climáticas recentes, geofísica ambiental, sismicidade, propriedades térmicas de materiais geológicos, ensino superior. Ministrou mais de 30 cursos de pós-graduação em Geofísica.

Publicado

2010-04-05

Número

Sección

Artigos