APLICAÇÃO DO MÉTODO DE POLARIZAÇÃO INDUZIDA EM ATERRO CONTROLADO
Autores
Cesar Augusto Moreira
Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Antonio Celso de Oliveira Braga
Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.
A geofísica aplicada em estudos ambientais é uma alternativa viável e promissora diante da demanda crescente por novas
técnicas de investigação, essencialmente na caracterização e monitoramento de áreas contaminadas. Este trabalho apresenta os resultados de aplicação do método Polarização Induzida (IP), por meio da técnica de caminhamento elétrico, para determinação da área de percolação de material lixiviado proveniente de aterro de resíduos sólidos domiciliares do tipo vala. Os resultados sugerem uma associação entre anomalias de alta cargabilidade e prováveis acumulações de minerais férricos na base das valas de resíduos recentemente fechadas, em contraste com valas mais antigas, onde a cargabilidade tende aos valores naturais para a área.
Palavras-chave: Polarização Induzida, resíduos sólidos, cargabilidade, mineralização, geoquímica.
Biografia do Autor
Cesar Augusto Moreira, Unesp - Campus Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2003), cuja monografia de conclusção de curso envolve a aplicação dos métodos geofísicos de Radar de Penetração no Solo e Eletromagnético Indutivo. Mestre em Geociências pelo IGCE/UNESP (2005) sob o tema "Aplicação do método Eletromagnético Transiente em área contaminada sob Atenuação Natural". Doutorando em Geociências pelo IGCE/UNESP, com ênfase na aplicação dos métodos de Eletrorresistividade, Polarização Induzida (IP) e Potencial Espontâneo (SP). Experiência na área de geofísica, com ênfase em métodos elétricos, eletromagnéticos e potenciais aplicados à estudos ambientais, hidrogeológicos e estudos geológicos.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4758701J9
Antonio Celso de Oliveira Braga, Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.
Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Título de Livre Docência (2006), junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente(IGCE-UNESP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos geoelétricos, hidrogeologia, estudos ambientais.