História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.

História de vida: trajetória de uma professora de Educação Física.

Autores

  • Irene Conceição Rangel Betti Professora do Depto Educação Física da UNESP-Rio Claro, doutoranda em Educação pela UFSCar, Sâo Carlos, SP
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Profa. Dra. do Depto. de Educação da Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6568

Palavras-chave:

História de vida. Formação profissional.

Resumo

A história de vida é, atualmente, uma importante fonte de informação sobre a prática profissional docente (NÓVOA, 1992). Desta forma, os resultados de pesquisas realizadas sob este referencial podem atingir sobremaneira a formação inicial de professores. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a trajetória de vida profissional de uma professora de Educação Física, levantando informações que possam ser úteis na formação de professores. A metodologia e material constou de entrevista semi-estruturada, gravada, transcrita e analisada, tendo em vista o referencial teórico de Histórias de Vida e Formação de Professores. Os resultados indicam que existem pontos intrínsecos à pessoa, como por exemplo, a escolha vocativa da profissão, o interesse em continuar estudando (formação continuada), o prazer em dar aula, a influência da família e pontos extrínsecos como, o reconhecimento de outros profissionais pelo seu trabalho, a interdisciplinaridade e as condições de infra-estrutura escolar, que interferem na vida profissional.

Biografia do Autor

Irene Conceição Rangel Betti, Professora do Depto Educação Física da UNESP-Rio Claro, doutoranda em Educação pela UFSCar, Sâo Carlos, SP

possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP), campus de Rio Claro. Possui experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente junto aos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação física e multiculturalismo, exclusão na educação física escolar.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Profa. Dra. do Depto. de Educação da Universidade Federal de São Carlos, SP

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professor adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Comunicação e Letras - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura) e e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, área de Processos de Ensino e Aprendizagem, da Universidade Federal de São Carlos.É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009 Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagogicas e casos de ensino.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original
Loading...