Nível de condicionamento físico entre indivíduos que praticam a ginástica aeróbica por satisfação e aqueles que a praticam por outros motivos.
DOI:
https://doi.org/10.5016/6585Palavras-chave:
Condicionamento físico. Satisfação. Ginástica aeróbica.Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar o nível de condicionamento físico entre sujeitos que praticam a ginástica aeróbica por satisfação e aqueles que a praticam por outros interesses. Para isso foi aplicado um questionário onde foram identificados os motivos ou interesses pelos quais o indivíduo se propõe a praticá-la. De acordo com as respostas os indivíduos foram divididos em dois grupos: a) os que praticam por satisfação e b) os que praticam por outros motivos. Ambos os grupos foram submetidos ao "Step test" para verificar o nível de condicionamento físico. Foi aplicado um pré-teste, na semana de início das atividades e um pós-teste, após três meses. Os dados foram comparados e, de maneira geral, os dois grupos melhoraram a condição física. Verificou-se no grupo b, especificamente aqueles que praticam com o objetivo de emagrecimento ou manter a forma, uma maior melhora se comparado ao grupo a. Através do questionário, foi constatado que a maioria das respostas do grupo que apresentou a maior melhora, concordaram ser a ginástica aeróbica a atividade que eles mais gostam. Concluiu-se que a intenção de determinados indivíduos em atingir um objetivo a mais, além do condicionamento físico (neste trabalho, emagrecer ou manter a forma), fez com que eles, praticando a mesma atividade, se empenhassem em alcançar, de alguma forma, tal objetivo, melhorando assim suas condições cardio-respiratórias.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons