Políticas Editoriais
-
Boas práticas de ética na comunicação científica
Plágio
A “Motriz. Revista de Educação Física” tem forte compromisso com a ética e com a qualidade científica, seguindo as diretrizes e procedimentos do Committee on Publication Ethics – COPE, do Publishing Ethics Resource Kit – PERK, da Elsevier, do Guia SciELO de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica e dos Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing, indicados pela COPE, DOAJ, OASPA e WAME “.
Todos os envolvidos na publicação, autores, pareceristas e Corpo Editorial em sua integralidade, comprometem-se com os deveres e obrigações ético-institucionais do periódico. Más condutas científicas, que infrinjam as obrigações e os deveres éticos subscritos pela “Motriz. Revista de Educação Física” justificarão a responsabilização pertinente, a depender da intervenção no processo de publicação (submissão, parecer ou trâmite editorial).
A “Motriz. Revista de Educação Física” adota a ferramenta Turnitin para o rastreamento de plágio e autoplágio após o aceite do artigo pelo Editor de Seção, e os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 – vide Lei n. 12.853, de 2013).
-
Utilização de inteligência artificial
O uso de inteligência artificial para no processo de elaboração dos artigos submetidos à “Motriz. Revista de Educação Física” é permitido desde que esteja alinhado com os preceitos éticos da pesquisa científica. Assim, ferramentas de inteligência artificial e Modelos de linguagem não podem ser listadas como autores, nem serem responsáveis por quaisquer trechos ou conteúdos do manuscrito.
Serão consideradas atividades aceitas para a utilização dessas ferramentas: (i) a assistência a redação de manuscritos quando utilizada para parafrasear ou aperfeiçoar o conteúdo original do autor; (ii) busca de literatura, desde que o(s) autor(es) se responsabilizem por seleção e análise crítica da pesquisa feita e; (iii) na produção de imagens ou elementos gráficos e isso deve estar explícito na seção de Materiais e Métodos do artigo com detalhes de como foi utilizada a ferramenta foi utilizada.
O uso dessas ferramentas deve ser declarado no Formulário de Submissão. Em todos os casos os autores são responsáveis pela precisão, integridade e originalidade de seus artigos de pesquisa.
-
Política para sucessão de Editor-Chefe
A “Motriz. Revista de Educação Física” preconiza a pluralidade de ideias e a rotatividade de gestão, reforçando seu compromisso com a sucessão dos profissionais que atuarão na sua Editoria-Chefe.
Cada editor-chefe terá um período de atuação de quatro anos, alinhados aos termos da diretoria do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp, Campus Rio Claro, podendo ser ampliado por mais quatro, se de interesse e anuência da diretoria.
Considerando a experiência para com a revista, indica-se, prioritariamente, que os futuros Editores-Chefe serão designados do corpo de Editores Associados.