Muscle fatigue between isokinetic exercises sets in young women

Muscle fatigue between isokinetic exercises sets in young women

Authors

  • Rodrigo Souza Celes Universidade de Brasília - UnB
  • Maria Cláudia Cardoso Pereira Universidade de Brasília - UnB
  • Fabiano Peruzzo Schwartz Universidade de Brasília - UnB
  • Valdinar de Araújo Rocha Junior Universidade de Brasília - UnB
  • Martim Francisco Bottaro Marques Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5016/5349

Keywords:

Torque. Muscle fatigue. Knee extension. Isokinetic.

Abstract

OBJECTIVE: To examine the effect of two rest interval (RI) on isokinetic Peak Torque (PT) produced by young women. METHODS: 17 untrained women (27.18 ± 4.05 yrs; 56.84 ± 6.93 kg) performed three sets of 10 unilateral isokinetic knee extension repetitions at 60° and 180°/s with one and two minutes of RI. Statistical evaluation was performed using a two x three ANOVA [RI (one and two minutes) x set (1st, 2nd, 3rd)] with α < 0.05. RESULTS: One minute was not enough to keep PT between sets (p<0.05) at 60º and 180º/s. Two minutes was enough only at 180º/s. However, two minutes of RI was greater (p<0.05) than one minutes at 60°/s for PT during the 2nd and 3rd sets. CONCLUSION: Two minutes is sufficient to keep PT within typical isokinetic resistance training protocols at 180º/s, but not at 60º/s in young women.

Author Biographies

Rodrigo Souza Celes, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília -UnB (2006) e Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2009). Professor do curso de pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força da UnB, atuando principalmente na linha de pesquisa que investiga as Alterações Crônicas e Agudas do Treinamento de Força.

Maria Cláudia Cardoso Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, possui Mestrado e Licenciatura Plena em Educação Física obtidos na mesma instituição de ensino. Sua linha de pesquisa é direcionada às altreações neuromusculares decorrentes do exercício físico.

Fabiano Peruzzo Schwartz, Universidade de Brasília - UnB

possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (1993), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (2010), pela Universidade de Brasília, na área de conhecimento "Engenharia Biomédica". Possui experiência em processamento de sinais biofísicos e biomecânicos e em instrumentação para treinamento de força muscular. Profissionalmente, desempenha as funções de Assessor Técnico da Diretoria de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados, onde atua na formulação de políticas de RH, nas ações de planejamento e gestão estratégica setorial e coporativa, em gerência de projetos (com titulação PMP), bem como no desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados com ênfase nos seguintes temas: gestão estratégica, gerenciamento de projetos, gestão de processos de trabalho, processos de desenvolvimento de software, arquitetura MVC, software livre e gestão de recursos humanos.

Valdinar de Araújo Rocha Junior, Universidade de Brasília - UnB

Participa como colaborador em atividades de pesquisa do Laboratório de Biomecânica da Universidade de Brasília (UnB) desde 2000. Concluiu a graduação em Educação Física (2003) e o mestrado em Atividade Física e Esporte (2008) na Faculdade de Educação Física da UnB. Atualmente é professor concursado do Departamento de Polícia Federal e atua como colaborador do programa de pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força da UnB.

Martim Francisco Bottaro Marques, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1987), Mestrado (1992) e Doutorado (1999) em Exercise Science pela University of New México (EUA), e Pós-Doutorado (2010) em Kinesiology pela California State University at Fullerton (EUA). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB) e Membro Titular do Comitê Assessor da área Multidisciplinar da Saúde no CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente na linha de pesquisa que investiga as Alterações Crônicas e Agudas do Treinamento de Força.

Published

2013-05-28

Issue

Section

Original Articles
Loading...