Síndrome de Fibromialgia: fisiopatologia, instrumentos de avaliação e efeitos do exercício

Síndrome de Fibromialgia: fisiopatologia, instrumentos de avaliação e efeitos do exercício

Autores

  • Lísia Coradini dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
  • Luiz Fernando Martins Kruel Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5016/1491

Palavras-chave:

Fibromialgia, Exercício, Dor, Sono.

Resumo

A literatura apresenta referências que apontam os efeitos benéficos do exercício para os pacientes com fibromialgia, porém não há consenso sobre as intensidades e volumes de treinamento apropriados para melhorar a condição física do indivíduo sem exacerbação dos sintomas. Apesar dos avanços nas pesquisas relacionadas a sua etiologia, a síndrome de fibromialgia é uma patologia que ainda não está completamente entendida. Conhecer os diversos aspectos fisiopatológicos envolvidos nesta condição, os instrumentos de avaliação que podem ser utilizados, além dos possíveis benefícios do exercício físico, pode ajudar os profissionais que prescrevem programas de treinamento para fibromiálgicos a obter resultados positivos. O objetivo desta revisão de literatura foi abranger todos estes aspectos, através de levantamento bibliográfico realizado entre 2006 e 2008, por meio de pesquisas na literatura médica e nas bases de dados Scopus, Pubmed, Bireme, Lilacs e Medline, com a utilização das palavras chave fibromialgia, exercício, dor, sono, serotonina, substância P, depressão e seus similares na língua inglesa.

Biografia do Autor

Lísia Coradini dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1992) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência em reabilitação, com ênfase em patologias das áreas de ortopedia e reumatologia. Possui formação no Conceito Mulligan de terapia manual.

Luiz Fernando Martins Kruel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS

possui graduação em Educaçao Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é revisor das seguintes revistas: International Journal of Sports Medicine, Revista Mineira de Educação Física, Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte e Revista Motriz. É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (criado em 1986), presidente da Câmara de Pesquida da UFRGS e Coordenador do Programa de Pos-Graduação em Ciência do Movimento Humano da Ufrgs. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroginástica, consumo de oxigênio, treinamento de força, natação, frequencia cardiaca e prescrição de treinamento. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br//6358314856065806

Downloads

Publicado

2009-04-29

Edição

Seção

Review articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...