Different methods to determine maximum heart rate and its influence on internal training load in futsal players
DOI:
https://doi.org/10.5016/s1980-6574e10240035Resumo
Objetivos: O objetivo deste estudo foi comparar a frequência cardíaca máxima (FCmáx) determinada em partida oficial (OM), teste de recuperação intermitente Yo-Yo nível 1 (YYIR-1) e equações de previsão de idade em jogadores de futsal, avaliando também os efeitos do uso dessas abordagens de FCmáx nos resultados da carga de treinamento interna (TL), uma vez que a FCmáx influencia a TL cálculo interno. Métodos: A FCmax de jogadores profissionais de futsal masculino (n=8) foi determinada em OM, YYIR-1 e por quatro equações preditas por idade: Fox-HRmax; Hossack-FCmáx; Tanaka-FCmáx; Nikolaidis-FCmáx. Além disso, o O TL interno de sete sessões de treinamento foi calculado individualmente a cada dia para cada uma das seis abordagens de FCmáx usando Método de Edwards. A análise estatística compreendeu ANOVA para medidas repetidas (p < 0,05) e tamanho do efeito d de Cohen (ES). Resultados: Fox-FCmáx superestimou todas as outras equações de FCmáx e YYIR-1 FCmáx, e Nikolaidis-FCmáx superestimou Tanaka-FCmáx e Hossack-FCmáx (p = 0,01; ηP 2 = 0,496). Os resultados estatísticos do TRIMP foram estatisticamente semelhantes FCmax mas subestimada (p = 0,008; ηP 2 = 0,513). Inferências pareadas mostraram que a FCmáx da MO apresentou um grande efeito (d: 0,83) em comparação ao YYIR-1 e um efeito moderado (d: -0,35 a 0,35) em comparação ao Fox-HRmax, Tanaka-FCmáx e Hossack-FCmáx. Nikolaidis-FCmáx apresentou menor diferença com OM, FCmáx (d: -0,13, trivial) e TRIMP (d: -0,09, trivial). Conclusão: A FCmáx do OM apresentou efeito maior em comparação ao YYIR-1, enquanto a equação de Nikolaidis-FCmáx foi menor e diferiu da FCmáx da MO. Os treinadores de futsal são incentivados a usar OM para determinar a FCmáx e a equação de Nikolaidis-FCmáx quando os esforços máximos não são possíveis, evitando superestimações TRIMP que pode prejudicar a prescrição da carga de treinamento e os ganhos físicos.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Motriz Revista de Educação FísicaOs Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons