AMAPÁ: CONFLITOS DE UM ESTADO AMBIENTALMENTE CONSERVADO

Autores

  • Jadson Luís Rebelo Porto Fundação Universidade Federal do Amapá.

Palavras-chave:

Áreas de Conservação, Organização Geo-Econômica, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

RESUMO Um conjunto de ações políticas e econômicas nesta Unidade Federativa tem contribuído para a reorganização espacial do Estado do Amapá, dentre as quais se destacam: a proteção ao seu patrimônio natural com a criação de unidades de conservação; a industrialização de sua exploração mineral (caulim, ouro); a demarcação de reservas indígenas; as atividades do :Complexo Industrial do Jari; a busca por alternativas embasadas na preocupação com o meio ambiente e com as comunidades da floresta; e a execução do Programa Governamental de Desenvolvimento Sustentável. Tais ações têm exigido outras reflexões sobre o processo de desenvolvimento econômico local. Este trabalho visa analisar os conflitos existentes entre um Estado protegido por áreas de conservação e indígenas e a necessidade de se criar alternativas para o seu crescimento econômico. Palavras-chave: Amapá; Áreas de Conservação; Organização Geo-Econômica; Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Jadson Luís Rebelo Porto, Fundação Universidade Federal do Amapá.

Doutor em Economia Aplicada; Professor de Geografia da Fundação Universidade Federal do Amapá. Diretor do Departamento de Pesquisa da Fundação Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

23-09-2016

Como Citar

Porto, J. L. R. (2016). AMAPÁ: CONFLITOS DE UM ESTADO AMBIENTALMENTE CONSERVADO. OLAM: Ciência & Tecnologia, 3(1). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/11837