A COVID-19 no Haiti: reflexões sobre o comportamento da população e o papel das plantas medicinais
Palavras-chave:
SARS-COV-2, Coronavírus, PandemiaResumo
O Haiti teve as suas vulnerabilidades escancaradas durante o período pandêmico da COVID-19, existia a preocupação de órgãos internacionais com a repercussão do vírus na nação devido à falta de infraestrutura e níveis de pobreza, principalmente nas zonas rurais. Em razão disso, o trabalho propõe compartilhar as vivências em primeira pessoa sobre os impactos da COVID-19 na sociedade haitiana. Para construção deste auto-relato reflexivo optou-se por uma abordagem qualitativa para descrever a vivência de um residente do Haiti no período pandêmico. Embasando-se em revisão bibliográfica de materiais e artigos científicos para o enriquecimento dessa discussão expandindo além da experiência pessoal. Não existia conhecimento sobre a doença no início, o que fez acreditar que seria o fim do mundo ou sinal religioso. Na comuna Fort Liberté existiam serviços hospitalares que disponibilizavam internações e intubações e as pessoas confiavam nas plantas medicinais, fortalecendo a medicina tradicional entre as famílias haitianas. Embora fosse pressuposto um impacto profundo na sociedade a partir da presença do vírus devido às características do país, entre os países vizinhos, o COVID-19 teve uma repercussão mais amena que os demais. Destacando a insegurança da sociedade no governo e a confiança na medicina tradicional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 OLAM: Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores poderão manter os direitos autorais pelo seu trabalho, repassando os direitos de primeira publicação à revista OLAM - Ciência & Tecnologia, ISSN 1982-7784, sendo solicitado da parte do(s) autor(es) a postagem de autorização específica para publicação sem quaisquer ônus para a revista, considerando seu caráter de fins não lucrativos, como documento suplementar no processo de submissão do trabalho. À revista será permitida a transferência de direitos autorais, permitindo uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de acesso público. A declaração deverá ser assinada por todos os autores. Trabalhos enviados sem a carta de cessão, serão rejeitados. Ver modelo em 'Sobre' - "Foco e Escopo" - ' OLAM - Carta de Cessão de Direitos Autorais" http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/about/editorialPolicies#custom3