Séries de sensoriamento remoto orbital na análise de padrões de ocorrência de fogo nos enclaves campestres e savânicos do Parque Nacional Mapinguari (Amazonas, Brasil)
Palavras-chave:
áreas queimadas, histórico de fogo, sazonalidade, Landsat, savana amazônicaResumo
O monitoramento e análise da incidência do fogo em ambientes de savana tropical são importantes para a compreensão dos processos ecológicos e da influência humana na dinâmica destas paisagens. Neste sentido, o presente estudo buscou caracterizar os padrões espaço-temporais de ocorrência de fogo dos enclaves de fisionomias campestres e savânicas do Parque Nacional do Mapinguari (Amazonas). Para isto, imagens Landsat foram utilizadas para mapear áreas queimadas no período de 2000-2023, mediante processos semiautomáticos acompanhados de supervisão visual. Adicionalmente, produtos de focos de calor e de porcentagem de arborização foram utilizados para otimizar a data de ocorrência e relacionar as classes de frequência de fogo com o tipo de superfície afetada. Nos últimos 24 anos 356.688,5 ha queimaram, concentrados principalmente no bimestre setembro-outubro, com 60,3% do total da série. Considerando apenas as áreas com fisionomias vegetais abertas dos enclaves, a porcentagem de áreas que apresentou pelo menos uma ocorrência de fogo na série é de 85,6%, sendo o intervalo médio de retorno do fogo mais habitual o de 1 ocorrência a cada 8 anos. Os resultados auxiliam a compreensão da dinâmica de ocorrências de fogo da área, gerando subsídios para sua gestão territorial enquanto área protegida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 OLAM: Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores poderão manter os direitos autorais pelo seu trabalho, repassando os direitos de primeira publicação à revista OLAM - Ciência & Tecnologia, ISSN 1982-7784, sendo solicitado da parte do(s) autor(es) a postagem de autorização específica para publicação sem quaisquer ônus para a revista, considerando seu caráter de fins não lucrativos, como documento suplementar no processo de submissão do trabalho. À revista será permitida a transferência de direitos autorais, permitindo uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de acesso público. A declaração deverá ser assinada por todos os autores. Trabalhos enviados sem a carta de cessão, serão rejeitados. Ver modelo em 'Sobre' - "Foco e Escopo" - ' OLAM - Carta de Cessão de Direitos Autorais" http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/about/editorialPolicies#custom3