Dor crônica e processo criativo na obra de Frida Kahlo: Uma abordagem interdisciplinar.
Palavras-chave:
dor, arte, sofrimento emocionalResumo
A dor crônica é uma condição ou doença crônica não transmissível cujo manejo terapêutico requer considerar a integração de mecanismos físicos, psíquicos, culturais e espirituais. Integrando o arsenal terapêutico não farmacológico da dor crônica, dentro de uma abordagem biopsicossocial, a arte é um recurso eficaz de condução positiva do sofrimento de pessoas com esta condição. Este trabalho tem como objetivo correlacionar dor e arte, através de uma pesquisa documental sobre a vida e obra da artista Frida Kahlo, que transformou seu sofrimento físico e emocional em expressão artística. Demonstra-se, também, a importância de estudos que correlacionem a arteterapia com a dor crônica, a fim de auxiliar na compreensão do indivíduo, da dor e do tratamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 OLAM: Ciência & Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores poderão manter os direitos autorais pelo seu trabalho, repassando os direitos de primeira publicação à revista OLAM - Ciência & Tecnologia, ISSN 1982-7784, sendo solicitado da parte do(s) autor(es) a postagem de autorização específica para publicação sem quaisquer ônus para a revista, considerando seu caráter de fins não lucrativos, como documento suplementar no processo de submissão do trabalho. À revista será permitida a transferência de direitos autorais, permitindo uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de acesso público. A declaração deverá ser assinada por todos os autores. Trabalhos enviados sem a carta de cessão, serão rejeitados. Ver modelo em 'Sobre' - "Foco e Escopo" - ' OLAM - Carta de Cessão de Direitos Autorais" http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/about/editorialPolicies#custom3