O OXIGÊNIO DISSOLVIDO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE E GESTÃO DE QUALIDADE E ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS CONTINENTAIS: ESTUDO DE CASO A BACIA DO RIO SUCURIÚ-MS.

Autores

  • André Luiz PINTO UFMS
  • Lucy Ribeiro AYACH UFMS
  • Edima Aranha SILVA UFMS
  • Lariene de PAULA UFMS

Palavras-chave:

Recursos Naturais, Bacia Hidrográfica, Qualidade Ambiental.

Resumo

O oxigênio dissolvido é de fundamental importância na manutenção da vida e da qualidade das águas, uma vez que, sua disponibilidade é alterada quando a concentração de contaminantes, principalmente orgânicos, é maior que a capacidade do curso fluvial de realizar assimilação e diluição. O presente artigo objetiva atestar a eficiência do oxigênio dissolvido como indicador de qualidade das águas superficiais e parâmetro chave para enquadramento de corpos hídricos, classificação CONAMA, Resolução 357/2005, tomando-se como estudo de caso a bacia do rio Sucuriú no município de Três Lagoas-MS. Foi utilizado o método espectrofotométrico e o equipamento Lutron DO 5510, com medições em campo, por percurso fluvial, coletados em treze pontos no sentido montante-jusante do rio Sucuriú e afluentes. Como resultado, constatou-se a excelente qualidade de suas águas, que culminou com o enquadramento do alto e médio curso da bacia, neste município, na classe especial e o baixo curso na classe 1. Abstract The dissolved oxygen is extremely important for the life and water quality maintenance since its availability is modified when the contaminator concentration, mainly organic, is higher than the fluvial course capacity in realizing assimilation and dilution. The present article aims to certify the efficiency of the dissolved oxygen as a quality pointer for the superficial waters and key parameter to hydro elements inclusion, CONAMA classification, Resolution 357/2005, having as a study the situation of the Sucuriú river basin in the city of Três Lagoas/MS. It was used the spectophometric method with local measurements, along the fluvial course, collected in thirteen places in the Sucuriú river course and its affluent. As a result, the excellent quality of its waters was confirmed and culminated with the high and medium basin course fitting, in this city, in the special class and low course in class 1. OLAM – Ciência & Tecnologia, Rio Claro, SP, Brasil – eISSN: 1982-7784 Rio Claro / SP, Brasil Ano VIII, Vol. 8, N.3, Julho – Dezembro / 2008 – RESUMO/ABSTRACT

Biografia do Autor

André Luiz PINTO, UFMS

Professor do DCH/CPTL/UFMS André Luiz Pinto http://lattes.cnpq.br/7915032061706548 Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Três Lagoas, departamento de Ciências Humanas- DCH. Tem experiência na área de Geociências/Geografia Física/Hidrogeografia, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental, saneamento ambiental, qualidade das águas, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

Lucy Ribeiro AYACH, UFMS

Professora do DGC/CPAQ/UFMS http://lattes.cnpq.br/7713816570960080 Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993); Especialização em Geografia/UFMS (1997); Mestrado em Geografia/UFMS (2002). Atualmente está cursando o Doutorado em Geografia pela UNESP de Rio Claro-SP, é bolsista pela Fundect/MS e exerce a função de Professora Voluntária do Departamento de Geociências da UFMS/Campus de Aquidauana-MS. Tem experiência na área de saneamento básico e ambiental, qualidade ambiental e de vida, planejamento e gestão ambiental.

Edima Aranha SILVA, UFMS

Professora do DCH/CPTL/UFMS Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1976) e em Pedagogia - Faculdade de Educação Ciências e Letras Urubupungá (1981). ´Tem Mestrado em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e Doutorado em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra aulas e orienta alunos na Graduação e Iniciação Científica CNPq/UFMS, Iniciação Científica Júnior FUNDECT/MS e na Pós-graduação/Mestrado em Geografia. É líder do Grupo de Pesquisa "Espaço Urbano e Produção do Território", coordena o Projeto de Pesquisa "A dinâmica sócio-epacial e as novas centralidades em Três Lagoas-MS" com fomento CNPq, atua nas linhas de pesquisa: Espaço Urbano e Turismo, Turismo e Meio Ambiente, Movimentos Sociais e Centralidade urbabna. É Tutora do Grupo Programa de Educação Tutorial em Geografia/UFMS e realiza Assessorias em Turismo (SEBRAE/MS), Educação Ambiental à PETROBRAS/MS, à CESP no Plano de Manejo Sócio-Econômico da Reserva CISALPINA, trabalhos esses que são vinculados à UFMS.

Lariene de PAULA, UFMS

Acadêmica do curso de licenciatura em Biologia do CPTL/UFMS.

Downloads

Publicado

28-02-2009

Como Citar

PINTO, A. L., AYACH, L. R., SILVA, E. A., & de PAULA, L. (2009). O OXIGÊNIO DISSOLVIDO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE E GESTÃO DE QUALIDADE E ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS CONTINENTAIS: ESTUDO DE CASO A BACIA DO RIO SUCURIÚ-MS. OLAM: Ciência & Tecnologia, 8(3). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2007

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.