EDUCAÇÃO ECOLÓGICA E COMPORTAMENTOS PRÓ-AMBIENTAIS: UMA NECESSIDADE PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Iahel Manon de Lima FERREIRA Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Solange Terezinha de Lima GUIMARÃES Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro
  • Carlos Eduardo MATHEUS CRHEA - USP - São Carlos

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Saúde Ambiental. Qualidade Ambiental. Qualidade de Vida. Percepção Ambiental. Comportamento Pró-Ambiental.

Biografia do Autor

Iahel Manon de Lima FERREIRA, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Farmacêutica; Mestranda em Ciências Médicas, área Clínica Médica, opção Investigação Biomédica, Divisão de Nutrologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (Ribeirão Preto/2008); Especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (Ribeirão Preto/2007-8); Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo Centro de Recursos Hídricos e Educação Ambiental USP (São Carlos/2007-8); Programa de Aprimoramento Profissional em Farmácia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP (Ribeirão Preto/2007-8); Graduação em Farmácia Industrial pela Fundação Hermínio Ometto Uniararas (Araras/2001-4).

Solange Terezinha de Lima GUIMARÃES, Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro

Possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Livre-docente em Interpretação e Valoração de Paisagens (2007). Atualmente, é professora adjunta do Depto. de Geografia, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, onde exerce a docência desde 1988. Também é colaborador voluntário do CRHEA/EESC, da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, no curso de Educação Ambiental e Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Percepção, Interpretação e Valoração Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de recursos paisagísticos naturais e culturais,conservação e preservação ambiental, educação ambiental não formal, gestão ambiental, recursos hídricos, estudos de risco e impacto ambiental, ecologia de paisagens, qualidade ambiental e de vida. Editora da revista OLAM (ISSN 1519 - 8693) e editora-gerente da revista CLIMEP ( ISSN 1980-654X). Coordenadora do Laboratório de Interpretação e valoração ambiental do Depto. de Geografia, IGCE-UNESP, campus de Rio Claro. http://lattes.cnpq.br/6635058136218303

Carlos Eduardo MATHEUS, CRHEA - USP - São Carlos

Possui graduação em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1972), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof José Augusto Vieira Machado (1976), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade de Ribeirão Preto (1974), especialização em Metodologia do Ensino na Área de Ciências pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1975), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é Professor da Universidade de Taubaté e Biologista da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

02-06-2009

Como Citar

FERREIRA, I. M. de L., GUIMARÃES, S. T. de L., & MATHEUS, C. E. (2009). EDUCAÇÃO ECOLÓGICA E COMPORTAMENTOS PRÓ-AMBIENTAIS: UMA NECESSIDADE PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. OLAM: Ciência & Tecnologia, (1). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2651