A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DA EMPRESA: OU SUA PERCEPÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Autores

  • André Aloisio TOLEDO Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Sustentabilidade. Gestão Ambiental. Empresas. Percepção Ambiental. Estratégia Empresarial.

Resumo

Investigação acerca da percepção da sustentabilidade ambiental por parte das empresas. São vistos conceitos de estratégia, responsabilidade social e governança corporativa como tecnologias gerenciais aplicadas às tentativas e, sobretudo, aos discursos de sustentabilidade. A metáfora da “insustentável leveza” provoca reflexão sobre o modo como as corporações responsabilizam-se por questões ambientais, cujo fator “existencial” apresenta-se pela compaixão carregada de seu significado de sujeição: piedade. A conclusão aponta para a incongruência daquela compaixão que mais se filia à desigualdade, ao passo que sustentabilidade em sua proposta efetiva deve pautar-se pela alteridade e equidade.

Biografia do Autor

André Aloisio TOLEDO, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Prof. da graduação em Administração da PUCPR e coordenador da Pós-graduação em Gestão do T&D desta Universidade. Bacharel em Administração pela UFRJ, Especialista em História pela UEMG e Mestrando em Educação na UFPR.

Downloads

Publicado

02-06-2009

Como Citar

TOLEDO, A. A. (2009). A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DA EMPRESA: OU SUA PERCEPÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. OLAM: Ciência & Tecnologia, (1). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2668