PERCEPÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DO LAZER EM CONTATO COM A NATUREZA NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA – NÚCLEO PEDRA GRANDE, SÃO PAULO (SP).

Autores

  • Cesar Juliano ALVES EACH-USP
  • Sidnei RAIMUNDO EACH-USP

Palavras-chave:

Lazer. Percepção Ambiental. Meio Ambiente. Valorização da Paisagem. Unidade de Conservação. Fenomenologia.

Resumo

Devido ao crescimento das cidades, o meio ambiente natural (pouco transformado) encontra-se escasso nesse tipo de paisagem. Por causa disso, os citadinos não estão acostumados a viver, em seu cotidiano, experiências em meio a natureza. O objetivo do presente trabalho é analisar os visitantes do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande, situado na zona Norte da cidade de São Paulo, no seu momento de lazer, identificando as interações e as descobertas em contato com uma paisagem atípica do seu cotidiano. A metodologia de pesquisa utilizada foi a fenomenologia, que proporcionou um estudo mais profundo da percepção dos visitantes. A investigação mostrou que os visitantes consideram o Parque um patrimônio na cidade de São Paulo e as funções do lazer “descanso” e “desenvolvimento” foram as mais frequentemente encontradas. Palavras-chave: Lazer. percepção ambiental. meio ambiente. valorização da paisagem. Unidade de Conservação. fenomenologia.

Downloads

Publicado

02-11-2009

Como Citar

ALVES, C. J., & RAIMUNDO, S. (2009). PERCEPÇÃO AMBIENTAL E AS PRÁTICAS DO LAZER EM CONTATO COM A NATUREZA NO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA – NÚCLEO PEDRA GRANDE, SÃO PAULO (SP). OLAM: Ciência & Tecnologia, 9(1). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2758