ANÁLISE DA VIABILIDADE DE COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS.

Autores

  • Marcelo De JULIO Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
  • Maycoln PRIMO Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Palavras-chave:

Compostagem. Viabilidade. Sustentabilidade Ambiental. Resíduos Sólidos. Tratamento de Efluentes Industriais. Lodo.

Resumo

Com objetivo de analisar a viabilidade da compostagem dos resíduos orgânicos e do lodo excedente da estação de tratamento de efluentes (ETE) de uma indústria de alimentos, foi construída uma composteira piloto. Esta foi montada com resíduos gerados na empresa na seguinte composição: restos de refeitório 5% em massa (7,5 kg), resíduos provenientes da peneira estática da ETE 4% (6 kg), lodo excedente do tratamento biológico também da ETE 60% (90 kg), cinzas da caldeira de biomassa 1% (1,5 kg) e restos de poda e jardinagem como agente estruturante 30% (45 kg). Ao longo de 90 dias foram monitoradas a temperatura, pH e umidade para assegurar o correto procedimento. Após 32 dias constatou-se que o material compostado entrou em fase de maturação. Amostras foram enviadas para análise em laboratório externo para avaliação da presença de metais pesados, ovos de helmintos viáveis, salmonella e coliformes termotolerantes obtendo-se os valores dentro do permitido segundo resolução CONAMA 375 (2006) para composto classe B. Com os dados coletados verificou-se que é alta a viabilidade operacional, financeira e ambiental de realização do processo de compostagem interna do lodo excedente e resíduos sólidos gerados, obtendo-se um corretivo de solo para o reflorestamento de eucalipto existente na empresa e assegurando a correta destinação dos resíduos sólidos gerados pela indústria, desde o ponto de geração até sua destinação final, além de se agregar valor ao que até então era assumido como resíduo.

Biografia do Autor

Marcelo De JULIO, Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Professor da Divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Maycoln PRIMO, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Graduado em Tecnologia em Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Atualmente é Especialista em Produtividade Industrial da SADIA S.A.

Downloads

Publicado

09-11-2009

Como Citar

JULIO, M. D., & PRIMO, M. (2009). ANÁLISE DA VIABILIDADE DE COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PROVENIENTES DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES EM INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. OLAM: Ciência & Tecnologia, 9(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/3026