ABORDAGENS DE ECOFORMAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTAS PELA GESTORA DE UM DOS POUCOS PATRIMÔNIOS NATURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Mauricio dos Santos MATOS Universidade de São Paulo
  • Tathiana POPAK Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ecoformação. Educação Ambiental. Formação Ambiental. Gestora. Parques. Patrimônio Natural.

Resumo

RESUMO Foram analisadas as atividades de educação ambiental propostas pela gestora de um dos poucos patrimônios naturais da cidade de São Paulo com o objetivo de reconhecer as abordagens de ecoformação expressas nas mesmas. A pesquisa focalizou sua análise no conjunto de falas da monitora que conduziu as atividades durante uma visita monitorada de uma turma da 1ª série do ensino fundamental formada por 32 crianças com idade de 7 anos. A coleta de dados da pesquisa foi realizada através de registros em vídeo e anotações em caderno de campo e todas as falas da monitora foram transcritas e analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo, priorizando-se as unidades de contexto para a identificação de categorias de ecoformação. Como resultado, foi observada a predominância de abordagens crítica, reflexiva e experiencial de ecoformação, limitadas a uma orientação de formação acadêmica. Palavras-chave:Ecoformação. Educação Ambiental. Formação Ambiental. Gestora. Parques. Patrimônio Natural. ABSTRACT Environmental education activities proposed by the manager of one of the few natural heritage of the city of São Paulo were analyzed in order to recognize eco-formation approaches. The research focused its analysis on the set of speeches of the monitor who conducted the activities during a guided tour of a 1st grade class of elementary school, comprised of 32 children with 7 years. The survey data collection was conducted through video recordings and notes in a field book and all the monitor speeches All discussions were transcribed and analyzed using the content analysis methodology, focusing on context units for identifying categories of eco-formation. As a result, it was observed the predominance of critical, reflective and experiential eco-formation approaches, limited to an academic orientation. Keywords: Eco-formation. Environmental Education. Environmental Formation. Manager. Parks. Natural Heritage.

Biografia do Autor

Mauricio dos Santos MATOS, Universidade de São Paulo

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona (2008) - Departament de Didàctica de la Matemàtica i les Ciències Experimentals, Doutorado em Ciências (2001) pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica/USP) e Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1997). É docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP/USP e orientador pleno do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador da USP (LAIFE) e organizador dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) e de outros eventos científicos na área de Ensino de Ciências. Em parceria com grupos de pesquisas da USP, Unesp e UFSCar, atua como editor da revista Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN 1980-1165) e da sua versão online. É consultor do Ministério da Educação e membro do conselho editorial da revista Práxis da Ulbra e da Revista Brasileira de Formação de Professores, como também assessor ad hoc de periódicos científicos da área educacional, tais como: Educação e Pesquisa, Paideia, Química Nova na Escola, Ciência e Educação, Educação: Teoria e Prática, entre outros. Na área administrativa, pode ser destacada a sua atuação na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (2006 a 2010) como Assistente Técnico de Direção IV e como coordenador do Núcleo de Apoio aos Estudos da Graduação da USP, onde assessorou e coordenou diversos Programas da USP voltados à Graduação. Atualmente coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e integra um projeto de pesquisa Interinstitucional (EArte), também financiado pelo CNPq.

Tathiana POPAK, Universidade de São Paulo

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciências do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Também é gestora do parque municipal Vila dos Remédios da cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

16-12-2012

Como Citar

MATOS, M. dos S., & POPAK, T. (2012). ABORDAGENS DE ECOFORMAÇÃO EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTAS PELA GESTORA DE UM DOS POUCOS PATRIMÔNIOS NATURAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO. OLAM: Ciência & Tecnologia, 12(1-2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/5633