GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEMS – GIS

Autores

  • Patrícia Raquel da Silva Sottoriva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Fabiana De Nadai Andreoli Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Karina Querne de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sérgio Alex Martins Bragagnolo Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Rafael Luiz Diogo da Rosa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Sistema de Informação Geográfica. Sistema de Gestão Ambiental. Impactos Ambientais. Instituições de Ensino Superior. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Resumo

O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, ainda são poucas as práticas observadas nas IES, as quais têm o papel de qualificar e conscientizar os cidadãos formadores de opinião de amanhã. Existem razões significativas para implantar um Sistema de Gestão Ambiental - SGA numa Instituição de Ensino Superior, dentre elas o fato de que as faculdades e universidades podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos. Como conseqüência das atividades de operação do campus, há geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, consumo de recursos naturais, similar a visão industrial de inputs e outputs. A planilha de levantamento de aspectos e impactos ambientais - LAIA é o instrumento utilizado para as atividades, produtos e serviços, considerando os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e serviços novos ou modificados incluindo sua identificação, gerenciabilidade, relevância e priorização. Os Sistemas de Informação Geográfica – SIG, por sua vez, são sistemas computadorizados de captura, armazenamento, criação, manutenção, integração, análise e visualização de dados espacialmente referenciados sobre a superfície terrestre. Deve ter capacidade de integrar, além de bancos de dados gráficos e não gráficos, funções que permitam a análise estatística e a modelagem destes dados, possibilitando o estudo de situações futuras. Portanto a aplicação do SIG gera modelos genéricos de tomadas de decisões que analisam um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento do gestor a uma determinada questão.

Biografia do Autor

Patrícia Raquel da Silva Sottoriva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Docente do curso de Engenharia Ambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, (PUCPR); Docente Colaborador do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana – PUCPR; Coordenadora da Especialização em Emergências Ambientais – PUCPR, Curitiba, Paraná. http://lattes.cnpq.br/2635830346518518

Fabiana De Nadai Andreoli, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Fabiana De Nadai Andreoli – http://lattes.cnpq.br/4278521469275404 Profa. Adjunta da Engenharia Ambiental na PUCPR. Gerente da empresa Andreoli Engenheiros Associados e auditora ambiental; Coordenadora dos cursos de Especialização da PUCPR: “MBA em Sistema de Gestão Ambiental” e “Reuso, Minimização e Controle da Poluição Ambiental”.

Karina Querne de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

http://lattes.cnpq.br/8055585859691419 Docente do curso de Engenharia Ambiental, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná; Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana, PUCPR, Curitiba, Paraná.

Sérgio Alex Martins Bragagnolo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

http://lattes.cnpq.br/5794654531453216 Graduando em Engenharia Ambiental - PIBIC/CNPq 2006-07 – Departamento de Engenharia Ambiental – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba, Paraná.

Rafael Luiz Diogo da Rosa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

http://lattes.cnpq.br/2964002442309928 Graduando em Engenharia Ambiental – Departamento de Engenharia Ambiental – Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, Curitiba, Paraná.

Downloads

Publicado

10-02-2008

Como Citar

Sottoriva, P. R. da S., Andreoli, F. D. N., Carvalho, K. Q. de, Bragagnolo, S. A. M., & Rosa, R. L. D. da. (2008). GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEMS – GIS. OLAM: Ciência & Tecnologia, 7(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/893