GESTOR AMBIENTAL: PROFISSIONAL OU INTELECTUAL?

Autores

  • Antônio Ribeiro de Almeida Júnior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Ambiente. Gestor Ambiental. Gestão Ambiental. Crise Ambiental. Racionalidade Ambiental. Ensino Universitário.

Resumo

Este texto discute o papel da Gestão Ambiental e do Gestor Ambiental no cenário de transformações imposto pela crise ambiental contemporânea. Fica evidente que existem várias propostas para a Gestão Ambiental. Alguns querem a Gestão Ambiental como algo prioritariamente técnico enquanto outros propõem uma versão mais administrativa. O texto mostra que, por seu lugar social específico, o Gestor Ambiental pode desempenhar funções que substituem parcialmente as atividades dos movimentos ambientalistas. Por este motivo, a Gestão Ambiental pode servir apenas como camuflagem das atividades organizacionais que lesam o ambiente ou pode ativamente buscar transformações mais profundas dos sistemas de produção.

Biografia do Autor

Antônio Ribeiro de Almeida Júnior, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP)

Professor Associado do Departamento de Economia, Administração e Sociologia; Coordenador do Curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP) http://lattes.cnpq.br/2099097782245161

Downloads

Publicado

10-02-2008

Como Citar

Almeida Júnior, A. R. de. (2008). GESTOR AMBIENTAL: PROFISSIONAL OU INTELECTUAL?. OLAM: Ciência & Tecnologia, 7(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/897