RESGATE DA ABORDAGEM ECODINÂMICA DE JEAN TRICART, A PARTIR DE SUA APLICABILIDADE AOS ESTUDOS AGROECOLÓGICOS E DE GESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Maria Betânia Moreira Amador Universidade Federal de Pernambuco
  • Antônio Carlos de Barros Corrêa Universidade Federal de Pernambuco
  • Aldemir Dantas Barboza Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Jean Tricart. Agroecologia. Geossistema. Agroecossitema. Abordagem Sistêmica. Gestão Ambiental.

Resumo

Um dos propósitos desse trabalho é resgatar a importância e atualidade do pensamento de um dos mais expressivos geógrafos do século passado, o francês Jean Tricart, preocupado com o entendimento da estruturação física da paisagem geográfica, mas também com a participação do componente antrópico, inerente à composição dos ambientes altamente transformados, sobre os quais se assentam a sociedade. Desta forma, a proposta teórica de Tricart assume ainda uma visão de planejamento ambiental, tópico que se constitui em desafio pleno na atualidade, principalmente no que tange a gestão ambiental em seu mais amplo aspecto. A partir deste viés, este trabalho tenta expor algumas considerações sobre a aplicabilidade metodológica da visão integradora de Tricart, a partir do cotejamento da bibliografia pertinente associada à experiência de campo. A pesquisa ora apresentada foi realizada no âmbito do desenvolvimento de uma tese de doutorado, alicerçada sobre a testagem da metodologia de Tricart em um contexto de investigação no qual a Geografia é tomada enquanto ciência una e complexa. Para fins procedimentais de integração de dados, utilizou-se como recurso de tratamento das informações espaciais o Programa Surfer 8.0, voltado à análise dos parâmetros coletados diretamente em campo. Ao mesmo tempo também foram coligidos indicadores e procedimentos metodológicos disponíveis em trabalhos sobre agroecologia que permitiram efetivar o trabalho de articulação entre o geossistema e o agroecossistema. Por fim verificou-se a relevância da incursão na proposta metodológica deixada por Tricart, principalmente a partir da articulação do conceito de Ecodinâmica, proposto ainda em meados da década de 1970. A retomada desta abordagem mostrou-se de extrema valia frente à demanda que se impõe àqueles que se dedicam a estudos, pesquisas e trabalhos de cunho técnico-científico no âmbito da sustentabilidade ambiental em associação com a presença cada vez mais marcante da abordagem sistêmica.

Biografia do Autor

Maria Betânia Moreira Amador, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia – UFPE; docente da UPE, Campus Garanhuns. http://lattes.cnpq.br/5972080563625073

Antônio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

http://lattes.cnpq.br/6188875235262429 Pós-Doutor em Geografia – UNESP/SP; Docente e pesquisador da UFPE/PE. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Depto. de Ciências Geográficas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Aldemir Dantas Barboza, Universidade Federal de Pernambuco

http://lattes.cnpq.br/1516747451510445 Doutora em Geografia – UFRJ/RJ; Professora Adjunta – UFPE. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Depto. de Ciências Geográficas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

10-02-2008

Como Citar

Amador, M. B. M., Corrêa, A. C. de B., & Barboza, A. D. (2008). RESGATE DA ABORDAGEM ECODINÂMICA DE JEAN TRICART, A PARTIR DE SUA APLICABILIDADE AOS ESTUDOS AGROECOLÓGICOS E DE GESTÃO AMBIENTAL. OLAM: Ciência & Tecnologia, 7(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/902