Redução de riscos de desastres na produção sobre educação ambiental: um panorama das pesquisas no Brasil

Auteurs-es

  • Patricia Mie Matsuo USP
  • Sandra Aparecida de Oliveira e Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rosana Louro Ferreira Silva Universidade de São Paulo
  • Rachel Trajber Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

DOI :

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2019-14275

Résumé

Este trabalho teve como objetivo analisar a temática redução de riscos de desastres (RRD) na produção acadêmica de educação ambiental no Brasil, no período de 1981-2018, identificando suas características, lacunas e oportunidades. A busca foi realizada com seis descritores nos títulos e resumos de seis plataformas. Os 26 estudos analisados apresentaram múltiplas abordagens e onze categorias temáticas foram estabelecidas a partir da análise de conteúdo. A maioria dos trabalhos estava relacionada à percepção, ao ensino e currículo e à gestão e políticas públicas. As principais lacunas foram encontradas no reduzido número de pesquisas sobre formação, participação, comunicação e fatores geradores de risco. Apenas um trabalho utilizou o termo RRD e nenhum trabalho relacionado às secas foi identificado. Os resultados subsidiam futuros caminhos da produção acadêmica e evidenciam a necessidade de investigação e aprofundamento da RRD no campo da educação ambiental.

Bibliographies de l'auteur-e

Patricia Mie Matsuo, USP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq

Sandra Aparecida de Oliveira e Souza , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Ensino Fundamental (Ciências) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

Rachel Trajber, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

Doutora em Antropologia pela Purdue University/revalidação na Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Bolsista CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2020-02-14

Numéro

Rubrique

Artigos