Educação, Movimentos Sociais e Mulheres: Redes de Articulação e Resistência

Auteurs-es

  • Philippe Pomier Layrargues
  • Cleonice Puggian Univer do Est do Rio de Janeiro
  • Anne Kassiadou Menezes

DOI :

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2020-15096

Résumé

Este artigo apresenta uma análise dos trabalhos apresentados no Grupo de Discussão de Pesquisa Educação Ambiental e Movimentos Sociais, que ocorreu durante o X Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, realizado em Sergipe, em agosto de 2019. Foram analisados seis artigos submetidos para apresentação, assim como o registro de dois diálogos presenciais que ocorreram durante o evento. Cinco estados brasileiros estiveram representados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe, com participantes provenientes de seis instituições: UNIRIO, UFES, Instituto Sapê do Norte, UFJF, UFMT e UFS. Identificamos sete temáticas emergentes que foram abordadas pelos autores: territórios, feminismos e ecofeminimos, racismo ambiental, conflitos ambientais, paleontologia, desenvolvimento sustentável e poética(s). Dessas temáticas, a ação das mulheres e a dimensão pedagógica da luta ambiental foram as mais proeminentes. Análises apontam que a questão ambiental não se reduz à adoção de novos comportamentos domésticos e privados, mas, sobretudo, à participação política na esfera pública em busca de conquista de direitos.

Bibliographies de l'auteur-e

Philippe Pomier Layrargues

Biólogo. Doutor em Ciências Sociais (Universidade Estadual de Campinas). Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador Associado do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). 

Anne Kassiadou Menezes

Gestora Ambiental. Doutora em Educação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Pesquisadora Associada do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sur (GEASUR - UNIRIO) e consultora. 

Téléchargements

Publié-e

2020-06-17

Numéro

Rubrique

Artigos