Observation des oiseaux: (Re)Sensibilisation à l'environnement comme principe d'une éducation environnementale efficace.

Auteurs-es

  • Danila Syriani Veluza UFPR
  • Juliana Rechetelo UFPR
  • Patrícia Barbosa Pereira UFPR

DOI :

https://doi.org/10.18675/2177-580X.2022-15516

Résumé

Le consumérisme et l'agression à l'environnement sont des actions anthropiques émergeant de la dichotomie homme-nature, renforcées tout au long de notre histoire. Comprenant que les oiseaux peuvent favoriser un rapprochement avec l'environnement, essentiel à la formation efficace d'un sujet écologique, cette étude - qualitative, théorique et descriptive - cherche à discuter, à partir d'un relevé de recherches antérieures, comment l'observation et l'étude des oiseaux peuvent servent de subventions pour une éducation environnementale qui rassemble les pairs, dans des espaces formels et non formels. Dans cette position, l'observation des oiseaux s'impose comme une activité contextualisée et potentielle de promotion d'une (re)conscience nécessaire par rapport à l'environnement.

Bibliographies de l'auteur-e

Danila Syriani Veluza, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015-19). Foi bolsista de iniciação científica no Instituto Carlos Chagas - ICC/Fiocruz (2015-2018) no laboratório de Genômica Funcional. Em 2018-19, desenvolveu sua monografia no departamento de Zoologia de Vertebrados da UFPR (Curitiba/PR) junto ao departamento de Gestão Ambiental da UFPR Litoral. Seu projeto de pesquisa envolveu o comportamento e ecologia de aves em ambiente de manguezal no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP-PR). Em paralelo, desenvolveu pesquisa em educação ambiental junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) da UFPR, envolvendo a observação e estudo das aves, o qual resultou na produção de material paradidático regionalizado sobre o tema. Em 2020, já como bióloga, atuou como pesquisadora voluntária em projeto de conservação da INCAB (Iniciativa Brasileira de Conservação das Antas Brasileiras) no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) em Teodoro-Sampaio/PR, coordenado pela Dra. Patricia Medici. Atualmente atua como assistente de campo no projeto Ecology of Plant and Hummingbird Interactions (EPHI), com atividades no Parque Nacional de Itatiaia e na RPPN Alto Montana - MG. 

Juliana Rechetelo, UFPR

PhD em Ciências Ambientais pela James Cook University (JCU - Austrália) reconhecido pelo programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná; mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos e graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Experiência na área de Ecologia, Zoologia e Conservação (ornitologia), atuando principalmente nos seguintes temas: uso/seleção do habitat, movimento animal (radio-tracking), biologia reprodutiva, conservação de espécies ameaçadas, monitoramento de avifauna. Colaboradora do Laboratório de Ornitologia da UFPR.

Patrícia Barbosa Pereira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC - Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos